Topo

Circuito de Canoagem Slalom é inaugurado no Rio de Janeiro

26/11/2015 15h03

LANCE!

São Paulo (SP)

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, passam a ganhar forma. Nesta quinta-feira, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, participaram da entrega de mais uma instalação que será utilizada no evento: o Circuito de Canoagem Slalom.

Também estiveram presentes na inauguração o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro, e o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge de Lima. Acompanhados pelo francês Tony Estanguet, tricampeão olímpico da modalidade, as autoridades aproveitaram para testar o ambiente de competições.

O Circuito faz parte do Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro, e possui um canal de competições de 250m, com quatro bombas, e outro destinado a treinos, com 200m e três bombas. O local será testado a partir desta quinta-feira em um evento que segue até o próximo dia 29, reunindo 250 atletas de 40 países.

Vale ressaltar, porém, que apesar de entregue, a instalação não está pronta. Os oito mil assentos do estádio serão colocados apenas para os Jogos.

Local busca se tornar exemplo em legado olímpico

?

Antes e depois das competições, a área será aberta à população carente da região para lazer, beneficiando 1,5 milhão de pessoas de 10 bairros e três municípios vizinhos.

Assim, o Parque Radical, com 500 mil m², será o segundo maior espaço de lazer da cidade, atrás apenas do Parque do Flamengo. O planejamento para o aproveitamento do local o pide em cinco setores.

No primeiro, onde ficam o Circuito de Canoagem Slalom e a Pista de BMX, a ideia é o uso combinado do público e dos atletas de alto rendimento, com o percurso da canoagem sendo transformado em um lago e o do ciclismo mantido sem alterações. Além disso, serão instaladas quadras poliesportivas.

No setor 2, dedicado à natureza, serão criadas trilhas ecológicas, equipamentos de ginástica e locais de descanso. No terceiro, haverá uma pista de mountain bike, além de um mirante. Por fim, quadras poliesportivas, uma ciclovia, uma pista de skate e outra de BMX para iniciantes comporão o setor 4, enquanto o último terá oferta de serviços à comunidade. 

Confira abaixo o andamento das obras para a Olimpíada do Rio de Janeiro:

PRONTOS:

Campo de Golfe

Arena do Futuro

IBC (centro de imprensa)

Pista de mountain bike

Pista de BMX

Circuito de canoagem slalom

EM OBRAS:

Parque Olímpico: 94%

- Arena Carioca 1: 95%

- Arena Carioca 2: 97%

- Arena Carioca 3: 98%

- Estádio Aquático: 96%

- MPC: 91%

- Hotel: 86%

- Centro de Tênis: 85%

- Velódromo: 73%

Vila dos Atletas: 97%

Complexo de Deodoro:

- Arena da Juventude: 70%