Topo

Basquete mexicano está suspenso pela FIBA e sua participação na Rio-2016 está ameaçada

28/11/2015 11h19

RADAR/LANCE!

Rio de Janeiro (RJ)

A Federação de Basquete do México foi suspensa pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), na última sexta-feira, por causa da interferência do governo nacional na maneira que o esporte é executado no país. Com isso, a partição dos times mexicanos de basquete nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, estão ameaçadas. As informações são da agência de notícias Associated Press.

O México vai disputar uma vaga para os Jogos de 2016 em um playoff ano que vem. Porém, se a suspensão durar até lá, ele será proibido de participar e com isso ficará de fora da competição que será disputada na Cidade Maravilhosa.

Diversas federações esportivas do México estão passando por intervenções do governo, que está fazendo uma inspeção para ver como o dinheiro está sendo gasto. O Comitê Olímpico Internacional (COI) se opõe a interferência política em organismos desportivos nacionais e recentemente suspenso Kuwait dos Jogos Olímpicos.

Segundo a Fiba, a suspensão deve continuar até que a Federação Mexicana de Basquete possa "gerir os seus negócios de forma autônoma, com o pleno reconhecimento e apoio de todas as autoridades nacionais relevantes do esporte e do Estado."

Alfredo Castillo, chefe da Comissão Nacional de Cultura Física e Esporte do México, tem sido um dos principais críticos das regras do COI. Segundo ele, essa é "a melhor invenção criada para evitar a monitorização de como o dinheiro público é gasto."