Topo

Adeus marcado na NBA: Kobe Bryant se aposentará no fim da temporada

29/11/2015 22h39

LANCE!

São Paulo (SP)

Um dos maiores jogadores da história da NBA marcou sua aposentadoria. Aos 37 anos, o ala-armador Kobe Bryant, detentor de persos títulos e marcas expressivas no basquete americano e mundial, publicou neste domingo um artigo no jornal "The Players Tribune", escrito por jogadores da liga, dizendo que esta é a sua última temporada. 

O anúncio não pegou o mundo do basquete totalmente de surpresa. Nas últimas semanas, Kobe já havia dado algumas declarações cogitando retirar-se das quadras no próximo ano. Isso aconteceu na derrota de sábado do Los Angeles Lakers para o Portland Trail Blazers por 108 a 96.

- Depois de 20 anos (na NBA), está difícil. As pernas não estão como eram antes. Mas eu continuo lutando e aproveitando as oportunidades quando elas aparecem - falou o veterano na ocasião. 

Kobe fez história na NBA e também na seleção americana de basquete. O ala-armador estreou na liga pelo Los Angeles Lakers (de onde nunca saiu) em 1996, e foi pentacampeão com a equipe da Califórnia (em 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010). Sua força física,  aliada ao talento com a bola, o colocou 17 vezes no Jogo das Estrelas.

A pontaria também não fica para trás. São mais de 17 mil pontos marcados na NBA, e a marca do segundo maior número de pontos em uma única partida na liga: 81. Isso aconteceu em 2006, contra o Toronto Raptors.

Como não poderia ser diferente, Kobe também fez história com o Dream Team, a seleção americana. Ele conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas duas vezes (Pequim-2008 e Londres-2012). 

Seu fim de carreira, no entanto, não é dos mais brilhantes. Além de sofrer com o físico, o Lakers está em baixa na liga. Com um elenco sem tantas estrelas, a equipe ocupa a lanterna na Conferência Oeste, com duas vitórias e 13 derrotas.

Desta forma, a despedida de Bryant das quadras se desenha para abril, quando encerra-se a temporada regular da NBA.