Topo

Irritado com premiação, Corinthians ameaça não disputar a Libertadores

Ex-presidente do Corinthians está insatisfeito com a premiação da Libertadores - Rodrigo Capote/UOL
Ex-presidente do Corinthians está insatisfeito com a premiação da Libertadores Imagem: Rodrigo Capote/UOL

19/12/2015 17h38

LANCE!
São Paulo (SP)

O Corinthians pode não disputar a Libertadores da América de 2016. O superintendente de futebol do clube, Andrés Sanchez, criticou a premiação do principal torneio sul-americano e disse que o Timão não jogará caso a Conmebol não aumente a cota para o ano que vem. Andrés e o presidente Roberto de Andrade estarão no Paraguai na próxima semana para o sorteio dos grupos da competição, que será realizado na terça-feira, e conversarão com dirigentes da Conmebol.

- Vamos para o Paraguai um dia antes do sorteio para conversar. Se não aumentar as cotas, a gente não vai disputar a Libertadores. A gente entende que essas cotas são ridículas. As do Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro são maiores do que na Libertadores - ameaçou Andrés, em evento de doação de sangue na Arena Corinthians, na manhã deste sábado.

- Não tem problema nenhum para nós. O Corinthians fica tranquilo se não disputar a Libertadores. Eles não estão preocupados com times brasileiros. Tem que aumentar a cota, poder colocar nossos patrocinadores. A Conmebol não deixa exibir o nome dos patrocinadores, não tem cabimento isso - acrescentou o dirigente corintiano.

Atualmente, os clubes brasileiros recebem cerca de 120 mil dólares (cerca de R$ 460 mil) por jogo da Libertadores. Na visão de Andrés, seria necessário mais do que o dobro, principalmente por conta das viagens para outros países sul-americanos. Outro problema que incomoda o dirigente alvinegro é que nas partidas em casa é preciso destinar 10% da renda bruta para a Conmebol, além dos 5% para a Federação Paulista de Futebol.

De acordo com Andrés, o presidente Roberto de Andrade discutiu essa posição com outros clubes brasileiros, mas o Corinthians é o que tem mais chance de não disputar a Libertadores.

- O presidente conversou com os clubes, está todo mundo mais ou menos com essa ideia, mas o Corinthians tem mais certeza de que não vai jogar - afirmou Andrés.

Além de Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo se classificaram para a Libertadores de 2016. O Tricolor paulista, entretanto, ainda terá que disputar a primeira fase da competição, enquanto os outros quatro entram diretamente na fase de grupos.