Topo

Obras de construção do CAPRRES têm primeira etapa concluída

04/02/2016 09h15

Projeto de referência na medicina esportiva moderna, o CAPRRES (Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo) segue com as obras em ritmo avançado e dentro do cronograma estipulado. A previsão para o término da construção está marcada para abril.

As etapas de fundação e de contrapiso no terreno já foram concluídas. Na atual fase, a obra recebe a estrutura que abrigará o centro de excelência de recuperação e preparação física de atletas. O projeto faz parte do novo contrato do clube com a Brahma.

- Terminamos a primeira etapa da obra do CAPRRES, que é a fase de fundações. Está tudo concretado. A obra está sendo feita em parceria com a Brahma e com a supervisão do clube. Como sempre, o Vasco mostra o seu pioneirismo e sai na frente dos demais com a construção do mais avançado Centro de Recuperação da América Latina - comenta André Luiz Vieira Afonso, vice-presidente de Obras de Engenharia e Patrimônio do Vasco.

- Agora estamos levantando a estrutura metálica. Após esse trabalho, iremos passar à parte do telhado, da infraestrutura e do acabamento - completa Afonso.

- Nós iniciamos um conceito de recuperação acelerada, lesão zero e prevenção, que tem sido aplicado há um ano no clube. E com a parceria da Brahma, estamos realizando a obra física para dar seguimento no futuro. A arquitetura tem todo sentido com a recuperação do atleta, com o bom ambiente. Tem que ser um lugar com a temperatura adequada para o treinamento e recuperação. Tudo isso está enquadrado nas teorias cientificas - analisa Alex Evangelista, gerente científico do clube e um dos idealizadores do projeto.

O CAPRRES está sendo construído em São Januário, em espaço de 600 metros quadrados. O local receberá equipamentos de alta tecnologia, como câmera termográfica (capaz de avaliar processos inflamatórios dos esportistas), piscina especial com recursos de inteligência e esteira para corrida de alta velocidade.

De maneira estratégica, todos os instrumentos estarão montados em formato de 360 graus. Com isso, os profissionais terão uma visualização completa de todos os estágios no local.

- O CAPRRES é um grande projeto inovador e de referência para o futebol mundial. Estamos acompanhando o andamento das obras, que estão dentro do cronograma estipulado. O centro de reabilitação só reforça a grande parceria que Brahma e Vasco carregam há muitos anos e o compromisso de contribuir e promover um futebol brasileiro melhor - comenta Sandro Leite, gerente esportiva de Brahma.

A marca de cerveja é parceira do Vasco em várias melhorias em São Januário, como a montagem do centro de arquivos históricos e da academia, reforma dos vestiários e a instalação do placar eletrônico da agremiação. A empresa e o clube também são parceiros no Movimento por um Futebol Melhor.