Topo

Vice do Santos viaja à Argentina para discutir criação de liga independente

Santos aumenta lista de times que buscam alternativa aos moldes atuais da Libertadores - AFP PHOTO / Juan Mabromata
Santos aumenta lista de times que buscam alternativa aos moldes atuais da Libertadores Imagem: AFP PHOTO / Juan Mabromata

04/02/2016 11h32

Mesmo fora da atual edição da Copa Libertadores, o Santos se mantém antenado às possíveis transformações e melhorias nas condições do futebol sul-americano.

O vice-presidente do clube, Cesar Conforti, viajou à Argentina para se reunir com diversos clubes do continente para discutir a criação de uma liga independente. Outros grandes clubes brasileiros, como Corinthians, Internacional, São Paulo e Flamengo, também enviaram representantes para o encontro.

Antes do sorteio dos grupos para a Libertadores 2016, os clubes pressionaram a Conmebol por uma maior cota a cada partida disputada no torneio, além de não ter mais a obrigatoriedade de dividir 10% da renda bruta arrecadada nas bilheterias com a entidade.

Entretanto, enquanto a entidade que comanda o futebol sul-americano apresenta fragilidade em meio ao esquema de corrupção desvendado pelo FBI, os clubes acreditam em um momento favorável para exigir mudanças. O Santos, representado por Conforti, foi ao encontro, realizado na sede do Boca Juniors, manifestar apoio à iniciativa.

Os clubes discutem, além de possíveis medidas a serem adotadas pela Conmebol, a criação de um torneio continental, assim como a Libertadores, mas com duração anual e organizada pela própria liga.