Vídeos

Goleira da seleção americana teme zika e diz que não viria ao Rio hoje

REUTERS/Brian Snyder

DO UOL, em São Paulo

Bicampeã olímpica de futebol e grande destaque da seleção americana, a goleira Hope Solo afirmou que teme a epidemia do vírus zika e isso pode deixá-la fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

"Se eu tivesse de fazer uma escolha hoje, eu não iria para a Olimpíada", disse a atleta em entrevista ao site da revista Sports Illustrated.

A jogadora mostra-se muito preocupada com a relação existente entre o vírus e os diversos casos de microcefalia registrados no Brasil e em outros países.

"Eu nunca assumiria o risco de ter uma criança não saudável. Eu não sei que dia eu e Jerramy (marido) teremos um filho, mas eu pessoalmente me reservo o direito de ter um bebê saudável. Nenhum atleta competindo no Rio deveria enfrentar este dilema. Atletas mulheres já enfrentam muitos dilemas e dificuldades que esportistas homens não têm de encarar", disse Hope Solo.

"Não aceito ser forçada em tomar uma decisão entre competir pelo meu país e sacrificar o potencial de saúde da minha criança, ou ficar em casa e desistir de meus sonhos como atleta. Competir nos Jogos Olímpicos deveria ser seguro para todos os atletas, homens ou mulheres. Mulheres não deveriam ser forçadas a tomar uma decisão que pode sacrificar a saúde de uma criança", disparou.

O Comitê Rio-2016 se mostra tranquilo e afirmar que a Olimpíada acontecerá em no inverno, em um período em que é difícil a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entretanto, os jogos de futebol serão realizados em cidades quentes durante todo o ano e nas quais o combate pode ser mais complicado, como é o caso de Manaus e Salvador. Belo Horizonte, Brasília e São Paulo também receberão partidas.

Uma outra jogadora da seleção americana que não quis se identificar fez um alerta quanto a isso de demonstrou muita preocupação.

"Poderemos jogar em Manaus, que provavelmente estará cheia de mosquitos. Estou certa que nossos médicos nos informarão sobre o que está acontecendo e como nos previnirmos, mas o vírus zika é definitvamente uma preocupação para mim", afirmou.

A seleção dos Estados Unidos ainda não está classificada para a Olimpíada. A partir desta terça, o time disputa no Texas o qualificatório da Concacaf e é favorita para ficar com um das duas vagas em disputa.

 

Topo