Topo

Por proteção a Lucão, Bauza inverte atleta de lado na defesa do São Paulo

Lucão (à direita) foi deslocado de lado por Bauza para ter melhor desempenho - São Paulo/Divulgação
Lucão (à direita) foi deslocado de lado por Bauza para ter melhor desempenho Imagem: São Paulo/Divulgação

09/02/2016 07h15

Com a provável ausência de Breno contra o César Vallejo (PER), às 21h45 de quarta-feira, no Pacaembu, Lucão já treinou entre os titulares na manhã da última segunda-feira e voltou a atuar pela direita, como na goleada por 4 a 0 sobre o Água Santa no último sábado. O posicionamento foge do que o garoto enfrentou na maioria das partidas da temporada passada e diante do Red Bull Brasil, quando recebeu críticas da torcida por erros individuais.

Rodrigo Caio, com mais facilidade para se virar com o pé esquerdo, foi deslocado por Edgardo Bauza, que tenta dar mais segurança a Lucão. O problema já havia sido identificado por Juan Carlos Osorio em 2015, tanto que o colombiano preferia colocá-lo como volante nos primeiros jogos e pediu a contratação do canhoto Luiz Eduardo para jogar no setor. Só na reta final da passagem do Lorde é que Lucão foi ao lado esquerdo da zaga.

Ao formar dupla com Rafael Toloi, também no ano passado, Rodrigo Caio já chegou a atuar pela esquerda e teve boa participação nos 4 a 0 sobre o Água Santa. Apesar da confiança na dupla, Bauza segue preocupado com a defesa e espera a contratação de mais um zagueiro. O setor ainda conta com Diego Lugano e com o garoto Lyanco. E mais uma lesão de Breno, agora uma tendinite no joelho direito, deixou o goleiro Denis apreensivo.

"Ele trabalhou muito até nas férias para não ficar fora de jogos, mas infelizmente tem essa tendinite e preocupa um pouco. É um jogador importante e nenhum companheiro gosta de ver o outro machucado. Vamos torcer para que ele se recupere rápido. Independentemente de quem jogar, a linha defensiva não pode mudar o jeito que o Bauza gosta. Os quatro bem postados. Vamos esperar mais um treino para ver como ele vai se sentir, senão o Lucão ajudará", destacou o camisa 1, que explicou melhor o novo estilo:

"Bauza já mudou postura defensiva, a marcação. Gosta de cobrar bastante isso e trabalha desde o começo do ano. Estamos jogando mais compactos do que no ano passado. No decorrer dos jogos e dos campeonatos, tenho certeza de que a equipe vai se encaixar mais no estilo dele. Ele tem que ajustar a equipe da melhor forma possível se tem alguma coisa errada", finalizou Denis, titular do Tricolor para o jogo de volta da fase preliminar da Libertadores.