Topo

Copa América pode tirar trio do São Paulo de até nove jogos do Brasileirão

29/04/2016 19h30

Encaixada às pressas no calendário sul-americano, a Copa América Centenário pode atrapalhar os planos do São Paulo no Campeonato Brasileiro. Isso porque o time paulista tem três atletas pré-convocados para o torneio que será disputado de 3 a 26 de junho nos Estados Unidos e pode tirar os atletas dos clubes por até nove rodadas da Série A do Nacional.

Na Seleção Brasileira, foram chamados Paulo Henrique Ganso e Rodrigo Caio. O meia não era inserido em uma lista do time canarinho desde os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, quando ainda defendia o Santos. Já o zagueiro é um dos pilares do time sub-23, que disputará a Olimpíada deste ano no Rio de Janeiro, pode jogar de volante e costuma ser capitão da equipe.

O terceiro são-paulino pré-convocado é Eugenio Mena. O lateral-esquerdo está na relação de 40 atletas do Chile feita pelo técnico argentino Juan Pizzi e deve integrar a lista final. O camisa 21 do Tricolor tem presença frequente na Roja desde 2011 e foi titular nas campanhas da Copa do Mundo de 2014 e da Copa América de 2015, vencida pelos chilenos em casa.

Segundo a Conmebol, as delegações são esperadas nos Estados Unidos no dia 23 de maio, data prevista para o início da preparação para a Copa América Centenário. O torneio terá a participação de 16 seleções, distribuídas em quatro chaves, com a primeira rodada em 3 de junho e a final no dia 26.

Contando a semana de treino e uma eventual decisão ou disputa pelo terceiro lugar, os selecionados do Tricolor seriam desfalque no Brasileirão da terceira até a 11ª rodada. O trio perderia jogos contra Coritiba (fora), Palmeiras (casa), Figueirense (fora), Cruzeiro (fora), Atlético-PR (casa), Vitória (casa), Flamengo (fora), Sport (casa) e Santos (fora). Em contrapartida, a disputa pela Copa Libertadores, em que o São Paulo está nas oitavas de final, será interrompida.

Além de Brasil e Chile, a competição tem Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Estados Unidos, México, Costa Rica, Panamá, Jamaica e Haiti.