Topo

Título inédito do Leicester dá liderança improvável da Itália na Premier League

02/05/2016 18h24

Desde que o Campeonato Inglês tornou-se Premier League, na temporada 1992/93, apenas sete treinadores diferentes tinham sido campeão até agora. Claudio Ranieri, que acaba de vencer o torneio com o Leicester, é o oitavo. Curiosamente, ele faz agora o seu país ter uma hegemonia. Ele é o terceiro italiano a levantar o caneco, contra dois da Escócia. Inglaterra? Nunca teve um técnico campeão.

Se for pensar em número de títulos, aí a Itália fica para trás. Mas ao falar em treinadores diferentes, o país está na frente. O primeiro italiano a vencer a Premier League foi Carlo Ancelotti. Ele venceu o torneio com o Chelsea em 2009/10. Em 2011/12, Roberto Mancini foi o segundo, ao levar o Manchester City ao título.

O país que tem mais títulos de treinadores é a Escócia. Claro, por causa de Sir Alex Ferguson. São incríveis 13 conquistas apenas do lendário técnico do Manchester United. Mas não é o único do país. Kenny Dalglish, um dos maiores ídolos da história do Liverpool, foi responsável pela outra zebra da Premier League, quando o Blackburn Rovers de Alan Shearer foi campeão.

Há ainda outras três nacionalidades. O português José Mourinho foi campeão três vezes com o Chelsea, mesma quantidade que o francês Arsène Wenger ganhou com o Arsenal. Para completar, o chileno Manuel Pellegrini ganhou com o Manchester City uma vez.