Topo

Após Uefa, zagueiro do Liverpool recebe punição 'mundial' da Fifa

03/05/2016 12h38

Após ter sido suspenso pela Uefa por 30 dias, o zagueiro Mamadou Sakho teve sua punição por doping ampliada pela Fifa. A pena do defensor vale também mundialmente, o que pode complicar a sua participação na Eurocopa.

- O presidente do Comitê Disciplinar da Fifa decidiu estender a sanção imposta no dia 28 de abril pelo chefe do Órgão de Controle, Ética e Disciplina da Uefa, relacionada ao francês Mamadou Sakho, por uma violação nas regras de antidoping - informou a Fifa, por meio de nota oficial.

Sakho foi afastado inicialmente pela Uefa após o exame antidoping ter dado positivo para uma substância que auxilia a queimar gordura. O teste foi feito depois da partida diante do Manchester United, em março, pela Liga Europa.

Com a punição imposta pela Fifa, o zagueiro de 26 anos fica proibido de disputar partidas nacionais, internacionais, amistosos ou jogos oficiais pela seleção francesa. Segundo a nota da Fifa, as federações inglesa e francesa já receberam notificação sobre a punição.

Sakho preferiu não questionar os resultados do exame e o Liverpool também não entrou com recurso contra a suspensão inicial de 30 dias imposta pela Uefa, que ainda vai ampliar as investigações. Caso as entidades considerem o defensor culpado, ele deve perder a Eurocopa, que será disputada na França de 10 de junho a 10 de julho.