Topo

Futsal: atleta da Seleção é eleita a melhor do mundo na modalidade

25/05/2016 12h49

Ala e destaque da Seleção Brasileira de futsal, Amanda Lyssa foi eleita pela segunda vez consecutiva a melhor jogadora da modalidade do mundo. A eleição foi promovida pelo portal Futsal Planet, site conceituado do esporte.

Amandinha, como é conhecida, é uma das atletas convocadas para participar do 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal, que será realizado entre os dias 2 e 10 de julho nas cidades de Goiânia e Anápolis, em Goiás.

Para Amanda, que é estudante de fisioterapia da Uniasselvi (SC) e tem 21 anos, conquistar esse título representa o reconhecimento do trabalho realizado, que iniciou profissionalmente quando tinha apenas 16 anos.

- Sou motivo de orgulho para a minha família, minha equipe e meu país. Sempre quis ser o espelho para outras meninas - comentou.

Esse será o segundo mundial universitário que a atleta irá participar. Em 2014, Amanda Lyssa representou o país na Espanha, quando o Brasil foi o grande vencedor.

- Um mundial dentro de casa é muito importante, já que teremos o calor da torcida a nosso favor. Também teremos o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), que oferece suporte para toda a equipe jogar o melhor futsal. Esperamos fazer um campeonato bonito e sair com esse título mais uma vez - almejou a jovem atleta.

Além de Amanda Lyssa, a pivô Caroline da Silva Marciano, a "Nega", da UnoChapecó (SC), também está na lista das dez melhores jogadoras de futsal do mundo, em nono lugar. Patrícia Moraes de Faria, a Giga, da Unochapecó (SC) figura no ranking de melhor goleira, em terceiro lugar.

A seleção feminina

A equipe feminina do Brasil já foi convocada. Ao lado de Amanda Lyssa, Caroline da Silva Marciano e Patrícia Moraes, complementam o time feminino as atletas Missiara Luiza Papst (Unifor/CE), Maria Gabriela Batista Cordeiro (Uniasselvi/SC), Brenda de Souza Bettioli (UnoChapecó/SC), Débora Vanin (UnoChapecó/SC), Lediane Marcolan (UnoChapecó/SC), Diana Santos de Oliveira Mendes (Uniasselvi/SC), Jessika Karoline Manieri (Uniasselvi/SC), Valeria Schmidt (Uniasselvi/SC), Renata Adamatti (Universidade Serra Gaúcha/RS), Amanda dos Santos Farias (UCDB / MS) e Camila Gadeia Silva (Funvic/SP).

As 14 atletas serão comandadas pelo técnico Eder Jose Popiolski. Na Comissão Técnica estão o auxiliar técnico Anderson Machado Menezes, o supervisor João Darci Coelho, a preparadora física Rosilene de Souza Marques, a diretora técnica Daniela Duarte Dallago, o fisioterapeuta Denis Peres e o preparador de goleiro Sergio dos Santos Santana.