Topo

Auditoria aponta graves irregularidades na federação chilena

26/05/2016 20h21

Uma auditoria revelou graves irregularidades na Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), entidade que corresponde à federação de futebol do Chile. O exame ocorreu na gestão de Sergio Jadue (2011-2015) e apontou o uso de verbas para fins pessoais e empréstimos a clubes do país.

- Havia um descontrolo generalizado, que abria espaço para que fossem cometidas graves irregularidades. A auditoria será entregue à Justiça chilena - afirmou o atual presidente da ANFP, Arturo Salah.

Indiciado pelo Comitê de Ética da Fifa em maio por corrupção, Jadue é acusado de ter emprestado 5,5 milhões de dólares (R$ 19,5 milhões) a clubes chilenos, sem autorização. Os mais beneficiados, segundo a auditoria, foram o Unión La Calera e Deportes Concepción. O ex-mandatário presidiu o primeiro clube. Já o segundo foi comandado foi um dos homens mais próximos ao ex-cartola.

Ele também teria gastado mais 580 mil dólares (R$ 2 milhões) em viagens e advogados que trabalham em sua defesa, nos Estados Unidos, país em que será julgado.