Topo

De Lisboa a Milão: Atlético e Real voltam a se enfrentar na final

28/05/2016 07h30

Dois anos se passaram. Vizinhos, Real Madrid e Atlético de Madrid se encontraram dez vezes, nenhuma com a importância do clássico deste sábado, às 15h45 (horário de Brasília), no San Siro, em Milão. Os dois rivais da capital espanhola brigam pelo título da Liga dos Campeões da Europa, na reedição da final de 2014, quando, em Lisboa, os Merengues derrotaram os Colchoneros por 4 a 1, na prorrogação, após empate por 1 a 1, no tempo regulamentar.

Favorito, com mais tradição e acostumado a disputar jogos desta magnitude, o Real Madrid busca o 11º caneco da Champions para aumentar ainda mais a distância para os demais rivais, todos abaixo dos Merengues na lista dos maiores vencedores do torneio. Já o Atlético busca o título que escapou em 1974, diante do Bayern de Munique, e há dois anos, contra os Blancos.

Rivalidade não admite cordialidade. Foi assim que os jogadores do Real Madrid trataram a decisão durante a semana. Bale declarou que nenhum jogador do Atlético de Madrid seria titular nos Merengues. Cristiano Ronaldo não vê nenhum adversário melhor do que o próprio time merengue. Low-profile, o técnico Zinedine Zidane vai na contramão dois dois astros.

- Tenho muito a aprender com o Atlético de Madrid - reconheceu.

Os adversários dizem que o caminho dos Merengues era o mais fácil para chegar a Milão. Roma, Wolfsburg e Manchester City. Nenhum campeão continental pela frente. Não importa. A equipe cumpriu às expectativas e chegou com méritos.

Os jogadores do Atlético de Madrid não respondem às provocações. Seguem trabalhando em silêncio e cumprindo à risca todas as ordens do técnico Diego Simeone. O Colchonero, ao contrário do Real Madrid, derrubou dois supercampeões, com dez títulos somados: Barcelona e Bayern de Munique, em sequência.

O Atlético de Madrid sabe que as duas grandes façanhas serão esquecidas pela História se a Orelhuda não ficar no Vicente Calderón. É o título que falta para coroar os quase cinco anos da era Simeone, um período marcado por feitos épicos e improváveis.

- No futebol não há vinganças, há novas oportunidades, como na vida. Creio que a palavra vingança é negativa, porque recorda derrotas, momentos maus. Ao contrário, a palavra oportunidade remete otimismo, segurança, confiança, e expressa o que está para vir, o que queremos: vencer a Liga dos Campeões - filosofou o comandante argentino.

FICHA TÉCNICA

REAL MADRID X ATLÉTICO DE MADRID

Local: San Siro, em Milão (ITA)

Data/ hora: 28 de maio de 2016, às 15h45 (horário de Brasília)

Árbitro: Mark Clattenburg (ING)

Auxiliares: Simon Beck (ING) e Jake Collin (ING)

REAL MADRID: Navas, Carvajal, Sergio Ramos, Pepe e Marcelo; Casemiro, Modric e Kroos; Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo. Técnico: Zinedine Zidane.

ATLÉTICO DE MADRID: Oblak, Juanfran, Godín, Giménez e Filipe Luis; Augusto Fernández, Gabi, Saúl e Koke; Griezmann e Fernando Torres. Técnico: Diego Simeone.