Topo

Basquete: Pau Gasol pode ficar fora da Olimpíada por medo do zika vírus

30/05/2016 16h20

O Rio de Janeiro pode perder mais um astro para os Jogos Olímpicos, em agosto. Nesta segunda-feira, o pivô da seleção da Espanha de basquete, Pau Gasol, do Chicago Bulls, afirmou que teme vir ao Brasil por conta do surto de zika vírus.

Segundo o atleta, há muita incerteza quanto às informações sobre a doença, e que os competidores precisam pensar se visitar o Rio de Janeiro "vale o risco" do contágio.

- Não me surpreenderia ver alguns atletas decidindo não participar dos Jogos para evitar colocar sua saúde e a de suas famílias em risco. Estou pensando nisso (ir ou não). Assim como todos os atletas ou qualquer outra pessoa que cogita ir ao Rio deveria pensar - comentou o jogador.

Gasol, um dos principais nomes da seleção espanhola, que está no grupo do Brasil na Olimpíada, ajudou seu país a conquistar duas medalhas em edições anteriores dos Jogos, com as pratas em Pequim (CHN), em 2008, e Londres (ING), em 2012.

- Alguns desses atletas estão pensando em ter filhos no futuro, e isso pode afetá-los e afetar a saúde das crianças e suas esposas. A saúde deve vir primeiro - disse, afirmando que alguns de seus companheiros na equipe espanhola estão pensando em não disputar o evento.

A epidemia do zika vírus no país, que é amplamente ligado por cientistas a casos de microcefalia em recém-nascidos, é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, mesmo vetor da chicunguya e da dengue.

A maior crítica de Gasol, inclusive, é para com os Comitês Olímpicos Nacionais e o Internacional (COI), que não esclarecem quais os principais riscos para a saúde dos atletas. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que não iria pedir um adiamento da disputa.

- Precisamos entender a seriedade da situação. Apesar de existirem algumas opiniões relevando o assunto, sabemos que existem visões diferentes sobre isso. Me sinto responsável para saber mais sobre isso e informar a todos. É importante falar abertamente. É uma situação delicada - completou Gasol.