Topo

NBA: Após ser trocado em fevereiro, Varejão reencontra ex-time na final

31/05/2016 19h28

A repetição da última final da NBA, entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, terá quase todos os mesmos ingredientes nessa temporada. Um deles, porém, mudou. De lado, para ser mais preciso. O ala-pivô Anderson Varejão, que até fevereiro atuava em Ohio, defende as cores do atual detentor do troféu. Independentemente do resultado, o atleta poderá afirmar uma coisa: ajudou um time a ser campeão.

O motivo é simples. Dos 82 jogos da temporada regular 2015/2016, ele participou de 31 pelo Cavs. A fim de liberar espaço no orçamento, foi trocado para o Portland Trail Blazzers. Dispensado em seguida, assinou com o Golden State, time pelo qual jogou 33 vezes até agora.

Agora, pela primeira vez na história do campeonato, um finalista atuou por ambos os lados em uma mesma temporada. E o que esperar?

- Não sei como vai ser voltar a Cleveland. Com certeza, será uma série em que vou viver muitas emoções. Depois de tantos anos lá, onde joguei metade dessa temporada, não sei como vou me sentir, mas é inevitável passar por isso - disse o brasileiro, que passou 12 temporadas no Cavs.

Apesar de poucos minutos em quadra, tanto pelo Cleveland no começo da temporada (dez por jogo), quanto pelo Golden State (6,5), Varejão ainda pode protagonizar outro momento "curioso" na carreira.

Caso seja campeão com o Warriors, o jogador irá receber um anel simbolizando a conquista, como é de praxe nos esportes americanos. Porém, caso o troféu vá para Ohio, caberá ao Cleveland Cavaliers decidir se o brasileiro será agraciado.

Em fevereiro, quando foi trocado, Varejão causou "comoção" em Cleveland, já que era um dos jogadores favoritos dos torcedores.

Além dos fãs, quem também lamentou a saída do brasileiro foi o astro do Cavs, LeBron James, que afirmou que "perdia um irmão".

- Não sei como a torcida vai me receber e reagir, tenho de me preparar mentalmente para isso, porque vai ser muito forte - disse.

O jogador, inclusive, tornou-se o primeiro brasileiro a alcançar três finais da NBA, mas ainda segue em busca de seu primeiro título.

Em uma série melhor de sete jogos, Golden State e Cleveland começam a decidir a partir desta quinta-feira quem será o campeão da temporada 2015/2016 da NBA.