Topo

Em sua estreia na Copa América, Panamá vence Bolívia com dois de Blas Pérez

Hector Retamal/AFP Photo
Imagem: Hector Retamal/AFP Photo

06/06/2016 22h03

Panamá e Bolívia estrearam na Copa América Centenário na noite desta segunda-feira. Jogando no Estádio Citrus Bowl, na Flórida (EUA), os panamenhos foram superiores e fizeram história, vencendo por 2 a 1, em partida válida pela primeira rodada do Grupo D da competição.

Blas Pérez foi o autor dos dois gols do Panamá, enquanto Arce marcou para os bolivianos. Argentina e Chile completam a chave.

O Panamá entra para a história da Copa América. Estreando na competição, os panamenhos são os primeiros convidados a vencer o primeiro jogo do torneio.

As equipes voltam a campo nesta sexta-feira. Na segunda rodada da fase de grupos, a Bolívia encara o Chile, às 20h. Mais tarde, o Panamá encara os argentinos, às 22h30.

Blas Pérez (Panamá x Bolívia) - Hector Retamal/AFP Photo - Hector Retamal/AFP Photo
Blas Pérez (camisa 7) comemora gol frente à Bolívia na Copa América
Imagem: Hector Retamal/AFP Photo
O Panamá começou o jogo com tudo e sufocou a Bolívia no campo de defesa desde os primeiros instantes de partida. Aos 5 min, Torres arriscou de longe e obrigou Lampe a dar um passo para trás para evitar o gol dos panamenhos. Não demorou muito e a pressão surtiu efeito: Aos 10 min, Quintero cruzou para Blas Pérez marcar o primeiro gol do Panamá na história da Copa América.

Os bolivianos responderam com Cabrera, de cabeça, mas Penedo fez ótima defesa. Pérez quase fez o segundo, mas Lampe estava atento e afastou o perigo. O jogo seguia aberto, mas as duas equipes perderam a criatividade e pouco criaram até o final da primeira etapa. O Panamá foi para o vestiário vencendo pela vantagem mínima.

Com a desvantagem no placar, a Bolívia voltou diferente para o segundo tempo de jogo. Logo aos 7 min, Arce deixou tudo igual: o atacante aproveitou a falha de Cummings e mandou uma bomba para estufar as redes do adversário. Pouco tempo depois, os bolivianos quase viraram, mas Duk demorou para finalizar e foi desarmado.

O Panamá voltou a assustar com Quintero, que matou no peito e bateu no cantinho, mas parou nas mãos de Lampe. Quando o empate parecia definido, o Panamá foi para cima e conseguiu desempatar o jogo no fim. Aos 43 min, Arroyo fez grande jogada e rolou para Blas Pérez estufou as redes para garantir a vitória da seleção panamenha, a primeira de um convidado na estreia, na história da Copa América.