Topo

Briga em Brasília: Flamengo diz que vai recorrer de denúncia e cita reunião

06/06/2016 21h10

Após a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) engatilhar denúncia contra Flamengo e Palmeiras, o clube carioca se manifestou sobre a confusão ocorrida no jogo de domingo, no Mané Garrincha. Em nota, o Rubro-Negro informou que vai se defender da eventual acusação.

Chama atenção um ponto destacado pelo clube: a de uma reunião entre órgãos de segurança e representantes de torcidas organizadas dos dois clubes dias antes do jogo. Ainda de acordo com a publicação, o representante do Palmeiras argumentou que não poderia se responsabilizar por possíveis atitudes de integrantes oriundos de São Paulo.

Confira a nota completa abaixo:

'Sobre o deprimente episódio de violência no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no último domingo, o Clube de Regatas do Flamengo esclarece que:

. Como mandante, o Flamengo tomou todas as precauções previstas no regulamento do Campeonato Brasileiro e na Lei 10.671 (Estatuto do Torcedor), cabendo ao clube a contratação de seguranças privados, sendo os órgãos públicos responsáveis por estimar e direcionar o efetivo de policiais militares, policiais civis e bombeiros para a partida.

. Para a segurança das quase 55 mil pessoas que foram ao estádio, o Flamengo disponibilizou 390 seguranças privados, sendo 108 destinados aos locais ocupados por torcedores organizados dos clubes. Este número é compatível com outros jogos de grande apelo.

. Em reunião realizada na quarta-feira passada (1/6), o Flamengo apresentou às forças de segurança do Distrito Federal um plano de ação com a disposição de grades de separação, blocos de isolamento e os portões exclusivos para a entrada de torcedores organizados de ambos os clubes (portão 4 para a organizada do Palmeiras; 21 e 22 para organizadas do Flamengo).

. Na quinta-feira (2/6), houve uma reunião entre órgãos de segurança e representantes de torcidas organizadas dos dois clubes. Na ocasião, o representante do Palmeiras argumentou que não poderia se responsabilizar por possíveis atitudes de integrantes vindos de São Paulo.

. É importante esclarecer que "torcedores" da Mancha Verde percorreram os corredores internos do estádio derrubando grades, agredindo policiais e seguranças privados com extintores de incêndio, cadeiras e mesas, com o objetivo de se confrontarem com torcedores do Flamengo.

. No momento em que a PM chegou com maior efetivo ao local (350 policias trabalharam no domingo) houve confronto e 21 palmeirenses foram presos.

. Infelizmente, todos já foram liberados, mesmo com um torcedor do Flamengo ainda hospitalizado e em estado grave. O Flamengo estima que o torcedor rubro-negro se recupere brevemente e retorne ao Rio de Janeiro.

. Sobre a denúncia do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Flamengo afirma que se defenderá por meio de seus advogados e acredita que não agiu, contribuiu ou se omitiu para que o evento danoso, de responsabilidade exclusiva da torcida do palmeiras, acontecesse.

. Quem vai ao estádio para tentar matar outros torcedores deve ser tratado como criminoso e responder à Justiça pelos devidos crimes cometidos.

Clube de Regatas do Flamengo'