Topo

Números das demissões: as rápidas passagens de Mano e Luxa na China

Mano, no Shandong Luneng, e Luxa, no Tianjin Quanjian, tiveram 44% de aproveitamento - Divulgação
Mano, no Shandong Luneng, e Luxa, no Tianjin Quanjian, tiveram 44% de aproveitamento Imagem: Divulgação

07/06/2016 16h21

Mano Menezes e Vanderlei Luxemburgo. Dois treinadores badalados, com passagens pelo comando técnico da Seleção Brasileira, mas em períodos ruins na carreira. Nesta semana, ambos os treinadores foram demitidos de clubes chineses - Shandong Luneng e Tianjin Quanjian, respectivamente.

O caso de Luxemburgo, certamente, é o mais curioso. O renomado técnico, que já chegou a comandar o Real Madrid, vê o seu prestígio cair vertiginosamente. No último domingo, ele foi afastado do clube da Segunda Divisão da China após um pífio aproveitamento (apenas 44,4%). E isso contando com Luís Fabiano, Geuvânio, Jadson e jogadores da seleção local no elenco. Em 12 jogos oficiais, foram quatro vitória, quatro empates e quatro derrotas.

E há coincidências envolvendo os dois técnicos demitidos. Mano, assim como Luxa, saiu do Cruzeiro, chegou com muita moral no país asiático e fracassou, tendo inclusive o mesmo baixo aproveitamento (44,4%, depois de 21 jogos, com sete vitórias, sete empates e sete derrotas) do ex-jogador do Flamengo.

No entanto, tem tem uma diferença quanto aos cenários. Mano Menezes conseguiu fazer um bom trabalho no Cruzeiro e saiu pela porta de frente, diferente de seu antecessor naquela ocasião, justamente Luxemburgo, que foi demitido e não deixou saudades na Toca da Raposa, em 2015.

Longo período sem títulos

Tanto Mano, quanto Luxa estão sem levantar uma taça há um bom tempo. O primeiro, que entrou bem depois no mercado, conquistou um título pela última vez em 2009, quando treinava o Corinthians e garantiu a Copa do Brasil. Já Luxemburgo, teve em 2011 - Campeonato Carioca pelo Flamengo - seu mais recente título.

Números de Mano Menezes

Jogos - 21 (7 vitórias, 7 empates e 7 derrotas)

Aproveitamento - 44,4%

Duração no comando - 6 meses

Situação do clube antes da queda - 15ª colocação após 11 jogos do Chinês

Números de Vanderlei Luxemburgo

Jogos - 12 (4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas)

Aproveitamento - 44,4%

Duração no comando - 7 meses

Situação do clube antes da queda - 8º lugar após 12 jogos da Segundona