Topo

COI acredita que análises antidoping dos Jogos poderão ser feitas no Brasil

26/06/2016 13h19

O Comitê Olímpico Internacional (COI) mantém a confiança de que as análises antidoping dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 poderão acontecer no Brasil, apesar de o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) ter sido suspenso nesta semana pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Foi o que demonstrou neste domingo o diretor executivo da entidade, Christophe Dubi, que participou na inauguração do velódromo do Parque Olímpico.

- Tenho esperanças de que os testes acontecerão no Brasil. Serão testes robustos. Há uma série de passos a serem seguidos, mas temos 40 dias. A Wada mandará uma equipe para cá. Nós estamos trabalhando para solucionar o problema. A equipe de especialistas tem de voltar à agência e recomeçar o processo de acreditação do laboratório - afirmou o dirigente.

A suspensão do LBCD pé, a princípio, de seis meses. O motivo do descredenciamento não foi divulgado oficialmente, mas a razão mais provável é que tenha havido falha na análise de um teste antidoping, conforme o LANCE! publicou na última quarta-feira.

Caso isto se confirme, não seria a primeira vez que o LBCD cometeria tal erro. A primeira falha grave do laboratório aconteceu em 2011, quando ainda chamava-se Ladetec. Na ocasião, foi emitido um falso positivo para o jogador de vôlei de praia Pedro Solberg, por uso do esteroide androstane.