Topo

Dentro da meta para ser campeão, Palmeiras derrapa fora de casa

27/06/2016 07h40

Nas contas de Cuca, o Palmeiras precisa de 66,6% dos pontos para ser campeão. Até agora, o líder Verdão tem exatamente o aproveitamento pedido pelo técnico. Tudo certo, então? Nem tanto. O problema está na inconstância ao se comparar os números em casa e fora.

Após 11 jogos, o Verdão está impecável como mandante: seis vitórias em seis jogos. Manter estes números até o fim é praticamente impossível, então o time dependerá mais de sua campanha como visitante. Neste caso, o aproveitamento é baixo: uma vitória, um empate e três derrotas.

O único triunfo fora de casa aconteceu em Brasília: 2 a 1 sobre o Flamengo. Naquele jogo, a torcida palmeirense foi em grande número ao Mané Garrincha e rivalizou com os flamenguistas na arena.

Em dois dos tropeços fora do Allianz Parque, o time sofreu com erros de arbitragem (Ponte Preta e Coritiba), mas os piores jogos do Verdão no campeonato foram nesta condição: contra o São Paulo, no Morumbi, e agora contra o Cruzeiro.

Depois da derrota de sábado, o comandante foi questionado se os pontos perdidos fora de casa podem atrapalhar a campanha alviverde. Em sua resposta, Cuca tentou evitar "aumentar os problemas".

- Todo ponto é fundamental. O ruim que pode acontecer para o Palmeiras é ir para segundo lugar. Então vamos com calma, vamos administrar uma partida ruim que fizemos, com reconhecimento que jogamos mal. Este é o principal, não colocar culpa em um pênalti que poderia ter dado e não deu, jogamos mal e o Cruzeiro mereceu vencer - afirmou.

No fim, o "pior cenário" citado por Cuca não aconteceu. Graças à derrota do Inter para o Botafogo, o Palmeiras segue na ponta do Brasileiro, com dois pontos de vantagem para o vice-líder do campeonato.

Na quinta, o Verdão recebe no Allianz Parque o Figueirense e tem boa chance de se recuperar, pois enfrenta um dos visitantes que ainda não venceram no Brasileiro. Já os próximos jogos fora são contra o Sport, na Ilha do Retiro, e contra o seu principal rival até o momento, o Inter.