Topo

Etiene é absolvida pelo STJD em caso de doping e disputará a Rio-2016

30/06/2016 17h31

A brasileira Etiene Medeiros foi absolvida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da natação em julgamento de caso de doping. Com isso, ela poderá disputar os Jogos Olímpicos Rio-2016, em agosto.

O julgamento da principal atleta do país na modalidade ocorreu na quarta-feira. Por unanimidade, o tribunal concluiu que nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta.

"A atleta Etiene Medeiros recebeu com serenidade e alegria a notícia de sua absolvição. Serenidade porque sempre teve certeza de que provaria a correção de seus procedimentos. E alegria pela possibilidade de realizar seu sonho de representar o Brasil nos Jogos do Rio", informou a assessoria da atleta.

A análise do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), que está descredenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), havia apontado resultado analítico adverso para a substância Fenoterolontrole por parte da atleta. O procedimento foi realizado no dia 8 de maio de 2016, fora do período de competições.

"Etiene foi chamada pelas autoridades esportivas a explicar o resultado de um exame e o fez com a maior transparência e honestidade. Mesmo suspensa e atendendo a todas as determinações das autoridades esportivas, Etiene manteve o foco no retorno às competições", diz a nota.