Topo

Nasce a nova estrela da seleção portuguesa: Renato Sanches

30/06/2016 21h27

Renato Sanches jogava no Benfica B e nas seleções de base de Portugal. Seu sonho era defender o time principal. No dia 30 de outubro de 2015, fez a sua estreia. Desde então, o jogador não só se tornou titular do Benfica como foi o destaque do Campeão Português e ganhou o título nacional, renovou o contrato, foi vendido por R$ 120 milhões para Bayern de Munique, assegurou uma vaga na seleção principal para a disputa da Euro, entrou no torneio e ganhou prêmio de melhor em campo.

Nesta quinta-feira, dia 30 de junho, exatamente oito meses daquela estreia nas Águias, quando substituiu Jonas já nos acréscimos, Renato Sanches começou a partida contra a Polônia, pelas quartas de final do torneio na França, como titular. O garoto fez o gol português no tempo normal do empate em 1 a 1, tornando aos 18 anos o mais jovem a marcar um gol na competição em sua fase eliminatória. Não bastasse, o menino, nas cobranças de pênaltis, fez um dos gols com extrema categoria.

- Não há dúvidas, Renato Sanches foi o melhor em campo - disse o ex-volante francês Makelele, um dos que votaram para a escolha jogador da partida pela Uefa, prêmio que Sanches ganhou pela segunda vez.

O jogador que vem sendo visto por todos no Bayern como o mais novo fenômeno do futebol europeu não parece sentir qualquer pressão. Exemplo disso foi a sua resposta sobre ter sido um dos cobradores de pênaltis.

- O mister (treinador) perguntou quem queria bater. Cristiano Ronaldo disse que iria primeiro. Eu falei que queria cobrar em seguida. Fernando Santos teve confiança em mim, autorizou e eu fui para a cobrança. Estava calmo e tranquilo e repeti o que faço nos treinos. Escolho um canto e me meto lá na baliza - disse durante a coletiva em Marselha, com uma naturalidade que surpreende, pois o veterano Quaresma, ao responder a mesma pergunta disse que carregava um país nas costas na hora em que cobrou o quinto e decisivo pênalti.

A imprensa quer saber o que Renato Sanches acha de ter ganhou dois prêmio de melhor em campo nesta Euro? Lá vem nova resposta descontraída:

- A equipe vem em primeiro lugar. Mas é sempre bom ganhar prêmios individuais. Mas também espero aumentar o currículo com títulos.

A tranquilidade seguiu quando analisou a partida contra a Polônia.

- A equipe vive um momento importante. Para mim também é importante. Estamos fazendo um grande trabalho. Demos nosso melhor em campo, sofremos algumas críticas, mas isso não importa. Felizmente estamos nas semifinais, depois de sofremos um gol cedo, mas acreditando na recuperação até o fim e dando tudo até o último minuto. A equipe está bem e confiante. E se tivemos uma estrelinha da sorte contra a Polônia nos pênaltis, ótimo. Às vezes é bom ter sorte e não apenas azar - concluiu.

Para Fernando Santos, o novo Coluna

Claro que os olhos passam a ficar voltados também para renato Sanches. A imprensa portuguesa aproveita e pergunta para o treinador Fernando Santos se o jogo com a Polônia marcará o antes e depois da seleção com Renato Sanches. E o comandante corre para evitar um oba-oba:

- Calma. Isso é um tremendo exagero.

Logo em seguida, ele compara o meia a um dos ícones da história do futebol português e que foi o parceiro de Eusébio na seleção portuguesa e no benfica dos anos 60.

- Ele me lembra o Coluna no início da carreira. Mas ainda está numa fase de crescimento, tem de saber se colocar e ter maior organização de jogo. Mas isso é normal quando falamos de um jogador de 18 anos. Ele será fantástico, pois o Renato de hoje é bom, mas ainda não é o Renato Sanches do futuro. Pois daqui a pouco, quando ele ganhar maior peso e experiência será um dos grandes - disse o treinador português.

Cristiano Ronaldo também felicitou a revelação portuguesa.

- Desta vez não consegui marcar, mas felizmente o Renato marcou. Dou-lhe os parabéns - disse.

O certo é que Renato Sanches, filhos de pais nascido em Cabo Verde e que defende as seleções de base desde o sub-15, na partida da próxima quarta-feira em Lyon pela semifinais, contra Bélgica ou País de Gales, provavelmente seguirá como titular, deixando o experiente João Moutinho no banco. Afinal, Portugal tem uma nova joia nas mãos.