Topo

Cavalos olímpicos começam a chegar ao Rio para a disputa dos Jogos

30/07/2016 13h52

As principais estrelas dos Jogos Olímpicos vão, aos poucos, chegando ao Rio de Janeiro. Neste sábado (30), foi a vez da cidade dar as boas-vindas, por exemplo, a Chillie Morning, medalha de prata nos jogos de Londres-2012. Um atleta diferente: alto, peludo, de quatro patas e que, vez ou outra, relincha. O animal, que será novamente montado pelo britânico William Fox-Pitt, é um dos 34 cavalos aos quais o Rio, literalmente, deu bom dia nesta madrugada.

Os animais tomarão parte nas competições do Concurso Completo de Equitação, uma das provas do hipismo nas Olimpíadas. Vindos de mais de 10 países, eles embarcaram, em Londres, em um avião especialmente projetado para transporte de animais. E, no trajeto de 10 horas até o Aeroporto do Galeão, receberam todas as mordomias dadas a passageiros humanos na classe executiva. Receberam bandagens nas patas, água à vontade e refeições especiais, com um cardápio sofisticado do qual podiam escolher entre comer maçã ou cenoura.

Ainda para este sábado (30) está prevista a chegada de mais um voo, com outros 34 cavalos ao Rio de Janeiro. Entre eles o atual campeão olímpico no Concurso Completo de Equitação, La Biosthetique Sam, da Alemanha.

As competições do hipismo acontecem na Vila Militar, em Deodoro, entre os dias 6 e 19 de agosto (não há provas nos dias 13 e 18). No Concurso Completo de Equitação, o Brasil estará representado pelos cavaleiros Carlos Parros, Márcio Carvalho Jorge, Márcio Appel e Ruy Fonseca, liderados pelo técnico Mark Todd.