Topo

Depois de Centurión, São Paulo vê Michel Bastos com ciclo perto do fim

30/07/2016 07h05

A trajetória de Michel Bastos no São Paulo pode terminar antes do previsto. O jogador tem contrato até dezembro de 2017, mas a intenção da diretoria é negociá-lo antes. A análise é semelhante a do argentino Centurión: o ciclo de Michel está chegando ao fim.

A diretoria já atuou nessa janela de transferências internacionais pensando no planejamento da próxima temporada. A tendência é que Michel fique fora dos planos e seja envolvido em alguma negociação na janela de janeiro. Mas ele já poderia ter saído.

Uma prova de que o camisa 7 não é mais peça-chave no planejamento é que o clube tentou envolvê-lo em uma troca com o Palmeiras pelo atacante Rafael Marques. As diretorias trataram da troca dos atletas, mas a tentativa foi encerrada quando Marques fez o sétimo jogo no Campeonato Brasileiro contra o Internacional, no último dia 17, no Beira-Rio.

Em Porto Alegre, Rafael Marques ultrapassou o limite de partidas para poder defender outro clube da Série A no Nacional deste ano. No mesmo dia, Michel Bastos entrou em campo pela sexta vez, contra o Corinthians, na Arena Corinthians. O camisa 7 fez o sétimo jogo no último domingo, contra o Grêmio, também em Porto Alegre.

O Palmeiras não comenta a negociação. De acordo com uma pessoa próxima à diretoria do Verdão, um membro da cúpula do São Paulo sugeriu a troca, mas as conversaram não chegaram a avançar. A diretoria tricolor não comenta o assunto. Também houve proposta pela compra de Marques.

Fato é que a situação de Michel Bastos voltou a ficar complicada diante da reformulação que está em andamento. A diretoria tem priorizado a contratação de jogadores com perfis diferentes.

Este ano, Michel já esteve para sair. Ele chegou a dizer a diretoria que não havia mais clima, diante da perseguição da torcida, mas foi demovido da ideia. Ficou e se recuperou, sendo importante para o time na Libertadores. No entanto, se lesionou nas quartas de final e não voltou mais a jogar bem.