Topo

Sporting vira para cima do Porto e garante a ponta isolada do Português

28/08/2016 16h00

No primeiro clássico português da temporada, o Sporting levou a melhor sobre o Porto e o derrotou por 2 a 1, de virada, neste domingo, no Estádio José Alvalade, pela terceira rodada da liga nacional. Slimani e Gelson fizeram os gols dos donos da casa. O brasileiro Felipe anotou para os visitantes.

O resultado deixa o time lisboeta como o único com 100% de aproveitamento no Português e na liderança isolada do torneio, com nove pontos. Já os Dragões, que poderiam assumir a ponta isolada, despencam para a quinta colocação, com seis pontos.

No banco de reservas, duelo religioso entre os técnicos: Jorge Jesus, pelo lado do Sporting. E Nuno Espírito Santo, no Porto. O primeiro levou a melhor, mas, "sacrificado", teve que acompanhar metade do segundo tempo das arquibancadas por ser expulso.

O clássico começou eletrizante e aberto. O Porto começou melhor. Aos oito minutos do primeiro tempo, o zagueiro Felipe, ex-Corinthians, subiu mais alto do que a defesa do Sporting e abriu o placar para o Dragão.

A resposta não tardou. Aos 14, Bruno Cesar chutou na trave. A bola sobrou para Gelson, que completou para a defesa de Casillas. Na terceira tentativa, Slimani colocou para dentro e deixou tudo igual.

O empate empurrou o Sporting para frente. Aos 26, Gelson recebeu de Bryan Ruíz na pequena área e finalizou com precisão, consolidando a virada dos Leões.

O Sporting ainda teve a chance de ampliar, mas Casilas salvou com os pés. O experiente goleiro evitaria outro gol do adversário durante a etapa final.

O Porto ficou sem reação até a metade da segunda etapa, quando melhorou. A atuação, no entanto, foi insuficiente para mudar o panorama do clássico.