Topo

Brasil estreia com vitória em classificatória do Mundial de beisebol

22/09/2016 16h24

A Seleção Brasileira de beisebol deu o seu primeiro passo nesta quinta-feira em busca de uma vaga no World Baseball Classic, o Campeonato Mundial da modalidade. O time comandado pelo americano Barry Larkin dominou o Paquistão e venceu por 10 a 0 no primeiro jogo da classificatória, no estádio MCU Park, em Brooklin, nos Estados Unidos.

Não foi preciso nem disputar as nove entradas do jogo. No torneio, há uma "regra da misericórdia", que permite que o jogo seja finalizado na quinta entrada, se o placar estiver 15 a 0, ou na sétima entrada, com 10 a 0. E foi esta segunda situação que aconteceu no duelo entre Brasil e Paquistão. O mecanismo serve para impedir que um jogo entre duas equipes de diferença técnica muito grande continue sem necessidade.

O Brasil começou com Jean Tomé, de 29 anos e que atua em Atibaia, como o arremessador titular. Ele concedeu apenas três rebatidas, e neutralizou o ataque paquistanês.

Os rebatedores brasileiros, por outro lado, estavam afiados. Anotaram corridas Leonardo Reginatto (2), os irmãos Bo e Dante Bichette (duas cada um), Gabriel Maciel, Carlos Garmendia, Juan Carlos Muniz e Fernando Luciano.

Agora, o Brasil está a duas vitórias de se classificar para o World Baseball Classic, torneio da qual o time participou pela primeira vez em 2013 (o Mundial acontece de quatro em quatro anos). Até domingo, a Seleção enfrentará Israel e Grã-Bretanha, e se derrotar as duas equipes conseguirá a única vaga disponível para estas quatro seleções.

O time volta a jogar nesta sexta-feira. O adversário e o horário do jogo ainda serão definidos. Se o Brasil se classificar, o time jogará no Grupo B, e estará ao lado da Coreia do Sul, Holanda e Taiwan. A sede será Seul (CDS), e as partidas acontecerão de 7 a 10 de março de 2017.