Topo

Fratus planeja mudanças e voltará a focar nos 100m visando Tóquio-2020

25/09/2016 17h09

A preparação de Bruno Fratus para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, será bem diferente do período que antecedeu a sexta colocação nos 50m livre na Rio-2016, em agosto. Após a decepção com o próprio resultado, o brasileiro de 27 anos refez os planos e decidiu priorizar os 100m livre, prova que ficou fora de seu calendário nos últimos anos.

- Com certeza farei mudanças. Uma que posso antecipar é que voltarei a nadar os 100m. A prova voltou a ser do meu interesse. Talvez eu nade os 50m borboleta e 200m livre em competições preparatórias também. Quero mudar meu foco neste período - afirmou o atleta, que ficou em quarto no revezamento 4x100m livre no Mundial de Kazan, no ano passado, ao lado de Matheus Santana, Marcelo Chierighini e João de Lucca.

Estabelecido em Auburn (EUA) desde 2013, Fratus espera continuar com a mesma estrutura, caso a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) consiga arcar com o investimento em meio às incertezas financeiras para o próximo ciclo. O nadador é treinado pelo australiano Brett Hawke, referência no esporte e ex-técnico do campeão olímpico Cesar Cielo.

- Quero continuar lá. Confio muito no Brett. Gosto muito da cidade, da universidade e da estrutura. As mudanças são de preparação, no programa de provas, no que competir - afirmou o brasileiro.

Ao avaliar o desempenho da natação verde e amarela na Olimpíada do Rio, Fratus evita falar em fracasso. O país ficou fora do pódio pela primeira vez desde os Jogos de Atenas-2004. Para o fluminense de Macaé, a modalidade evoluiu nos últimos quatros anos. Um argumento que ele espera ser capaz de sensibilizar os patrocinadores.

- A Rio-2016 não pode ser vista como o ponto final do esporte brasileiro, mas o ponto de largada. Agora que tivemos a chance de ver o lado da organização e da pressão por resultado, uma experiência sem preço, podemos usá-lo a nosso favor para nos transformar em potência, a exemplo de outros países.