ABC vence o Botafogo-SP no Frasqueirão e se garante na Série B em 2017

Um ano após ser rebaixado à Série C no ano do seu centenário, o ABC está de volta à Segunda Divisão. Graças ao gol de Erivélton, o Mais Querido superou o Botafogo-SP, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, atuando diante da sus torcida, em um pulsante Frasqueirão com 14.974 presentes, pela volta das quartas de final da Terceirona.

O jogo da ida, em Ribeirão Preto, havia sido 0 a 0. O ABC alcançou a marca de 40 jogos sem derrotas como mandante pela Série C - são 31 vitórias e nove empates ao longo de cinco edições: 2003, 2005, 2007, 2010 e a atual.

Garantido novamente na Segundona no mesmo ano em que o seu rival, o América-RN, foi rebaixado à Série D, o ABC - que ainda foi campeão estadual justamente contra o Dragão - busca a final da Terceirona. O rival na semifinal sairá do confronto entre Guarani e ASA, que farão o segundo jogo neste sábado (veja abaixo a situação dos demais confrontos).

O Botafogo, que conquistou a Série D do Campeonato Brasileiro no ano passado, não teve êxito na missão de findar o jejum de disputar a Série B - a última participação foi em 2002 - e, agora, começa a pensar no Campeonato Paulista do ano que vem para, depois, pensar na Série C-2017.

NADA DE GOLS NO PRIMEIRO TEMPO, CONFUSÃO E EXPULSÕES

Frasqueirão lotado, clima de decisão - como não poderia ser diferente - e equilíbrio em campo nos primeiros minutos. A primeira chance foi do Botafogo, após Tiago Marques dividir com o goleiro Edson, aos nove minutos. Encontrando certa dificuldade para atacar pelo meio, o ABC apostava em cruzamentos e jogadas pelas laterais, com o veterano Lucio Flavio, de 37 anos, chamando a responsabilidade.

O ABC foi, com o passar do tempo, ganhando terreno e criando mais oportunidades. Aos 22, houve muita reclamação de um pênalti cometido por Pituca após investida de Nando. O Mais Querido apresentava mais volume de jogo e até passou por Neneca aos 45, mas foi marcado impedimento de Erivélton. Eis que três minutos depois, após chance de Daniel Borges, da Pantera, o tempo fechou na Frasqueira.

Edson, goleiro do ABC, não gostou da atitude de Daniel, que teria tentando cavar um pênalti. Rapidamente, jogadores dos dois times chegaram até a área com direito a muita discussão. Comissões técnicas e os demais jogadores também entraram em campo e sobrou confusão. O Batalhão de Choque da Polícia potiguar precisou escoltar os atletas do Botafogo até o vestiário e, como resultado, o árbitro expulso Nando, do ABC, e Felipe, do Botafogo.

GOL DE ERIVÉLTON, CHANCES DO BOTAFOGO E FESTA NA FRASQUEIRA

Com nove jogadores de linha de cada lado, o jogo ficou mais aberto. Jogo mais aberto também, naturalmente, pela necessidade de ao menos um gol para cada time. E o tão esperado gol veio aos nove. E foi do ABC. Mirita, novidade da Pantera para a segunda etapa, falhou após lançamento, Erivélton recebeu e finalizou na saída de Neneca. Festa na Frasqueira.

O Botafogo, sem outra alternativa, tratou de buscar o empate - que garantiria o acesso por conta do gol marcado em solo potiguar. Empate que quase veio aos 17. A bem arquitetada investida do Botafogo com Guly deixou Tiago Maques na boa. Ele finalizou com força e Edson fez ótima defesa.

O Botafogo continuou tentando o gol que garantiria a classificação, mas sem a tranquilidade necessária. O destaque negativo da reta final do jogo foi o árbitro Bráulio da Silva Machado (SC), que não teve critério em diversos lances. Caio Mancha, do ABC, e Guly, do Botafogo, poderiam ter sido expulsos após entradas duras. O terceiro vermelho veio para Isac, da equipe de Ribeirão Preto, após revidar as puxadas de camisa de Echeverría. No fim, a festa foi do ABC. E sobrou festa na Frasqueira.

 

AS QUARTAS DE FINAL DA SÉRIE C-2016

JOGOS DE IDA

Sexta-feira - 30/9

Botafogo-PB 0 x 0 Boa Esporte - Almeidão

Botafogo-SP 0 x 0 ABC - Santa Cruz

 

Sábado - 1/10

ASA 3 x 1 Guarani - Coaracy da Mata Fonseca

 

Segunda-feira - 3/10

Juventude 0 x 0 Fortaleza - Alfredo Jaconi

 

JOGOS DE VOLTA

Sexta-feira - 7/10

19h

ABC 1 x 0 Botafogo-SP - Frasqueirão

 

Sábado - 8/10

18h30

Guarani x ASA - Brinco de Ouro

 

Domingo - 9/10

11h

Boa x Botafogo-PB - Melão

 

19h

Fortaleza x Juventude - Castelão

UOL Cursos Online

Todos os cursos