Topo

Segundo brasileiro na World Series dribla ano de lesões e encanta cartola

21/10/2016 11h53

O Brasil não parou de fazer bonito na Major League de Beisebol (MLB), mesmo após Paulo Orlando conquistar o primeiro título de um atleta do país no torneio, com as cores do Kansas City Royals, no ano passado. Desta vez, quem caminha para repetir o sucesso é Yan Gomes, catcher do Cleveland Indians, mesmo após uma temporada de lesões.

O time se classificou para a final (World Series) na última quarta-feira, ao derrotar o Toronto Blue Jays por 3 a 0 e fechar a série melhor de sete por 4 a 1. A decisão começa na terça, contra o vencedor do confronto entre Los Angeles Dodgers ou Chicago Cubs. O segundo vence por 3 a 2.

Primeiro brasileiro a atuar por um time da MLB, pelo Blue Jays em 2012, o jogador começou o ano como titular, mas acabou perdendo vaga para Roberto Pérez nos playoffs após uma sequência de problemas físicos. Do banco, viu a equipe eliminar o Boston Red Sox e o seu ex-time.

Yan ainda não teve a chance de disputar os playoffs, mas segue no elenco de 25 jogadores. Ele é opção do técnico Terry Francona para as partidas da final.

O drama começou em julho, quando o atleta sofreu um deslocamento do ombro direito. Durante a reabilitação, em setembro, o brasileiro foi atingido por um arremesso e fraturou a mão direita. O período de reabilitação foi estimado entre seis e oito semanas, o que poderia deixá-lo fora do restante do ano. Mas, em apenas 18 dias, já estava de volta.

Presidente do Indians, Chris Antonetti ficou encantado com a capacidade do jogador de voltar à ativa em tão pouco tempo.

- Para se ter ideia do quanto ele trabalhou e tudo o que passou no decorrer da temporada, você não poderia escrever um roteiro melhor do que este. Fiquei muito feliz por ele - disse o cartola.

O Indian não conquista a World Series desde 1948. A última vez em que o time chegou à decisão foi em 1997.