Topo

Semana do inferno: Vasco inicia preparação para evitar tragédia

Carlos Gregório Júnior / Flickr do Vasco
Imagem: Carlos Gregório Júnior / Flickr do Vasco

21/11/2016 08h00

O Vasco inicia nesta segunda-feira a sua "semana do inferno". Foi dessa maneira que os cerca de 30 torcedores que foram ao desembarque do time no Rio (veja mais abaixo) classificaram o intervalo até o jogo de sábado contra o Ceará, no qual o Cruz-Maltino é obrigado a vencer para não depender de um tropeço do Náutico, o quinto colocado.

Como forma de aliviar a pressão e evitar manifestações, a cúpula do Vasco ordenou que a reapresentação nesta segunda seja fechada e sem entrevista coletiva. Foi uma maneira encontrada pelos dirigentes de não expor os jogadores aos questionamentos dos jornalistas nesta semana que vem sendo considerada a pior da história do Cruz-Maltino.

A explicação para fugir da pressão vai além: esta é a terceira participação do Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro em um período de oito anos e é a pior campanha. Em 2009, a equipe subiu e foi campeã de maneira antecipada, em 2014 subiu de maneira antecipada, mas não foi campeã, e neste ano não tem mais chance de título e, caso suba, não será por antecedência.

- O importante é ter a cabeça no lugar, refletir bastante o que foi feito e o que nós precisamos melhorar para o jogo com o Ceará. Poderíamos ter definido há muito tempo. A nossa realidade é essa e temos que mudar nossa situação. Somos profissionais e experientes - tentou explicar o técnico Jorginho sobre o que fazer nesta semana final em coletiva após a derrota para o Criciúma no sábado.

Este sofrimento está difícil de acabar. Isso leva os torcedores do Vasco a se exaltarem com avisos de "ganhando ou perdendo, vai ter porrada" e "jogadores frouxos, bem a cara de Eurico Miranda". A união, necessária neste momento delicado, é o único caminho para sair do inferno.