Topo

Ceni quer técnico do Sub-23 do Liverpool como auxiliar no São Paulo

02/12/2016 15h29

Não é um ex-jogador consagrado, muito menos brasileiro: o profissional que Rogério Ceni definiu para ser seu auxiliar no comando do São Paulo é inglês, atende pelo nome de Michael Beale e atualmente é o treinador do time Sub-23 do Liverpool, da Inglaterra.

A informação foi divulgada pelo site "Globoesporte.com" e confirmada pela reportagem do LANCE!. O acordo com o inglês ainda não foi fechado, mas algumas pessoas do São Paulo já dão como certo. Um ponto importante era a questão financeira, já que Beale recebe em libras no futebol inglês, mas o desejo do profissional de trabalhar com Ceni no Brasil pode pesar.

Michael Beale é um estudioso do futebol e tem vasta experiência em categorias de base. Antes de treinar as categorias Sub-15, Sub-16, Sub-21 e Sub-23 do Liverpool, no qual está desde 2012, o profissional passou dez anos no Chelsea, também desenvolvendo trabalho para a base.

A aproximação de Ceni com o inglês se deu no período em que o ex-goleiro foi estudar na Europa. Ceni esteve na Inglaterra, onde passou por alguns clubes, inclusive o Liverpool, do técnico alemão Jürgen Klopp. Nesse momento, estreitou a relação com Michael, que revelou seu desejo de aplicar seu conhecimento em outras partes do mundo.

Michael, então, veio ao Brasil e já começou a fazer trabalhos com Rogério Ceni. No domingo passado, ao lado do diretor de marketing do Tricolor, Vinicius Pinotti, eles assistiram juntos ao primeiro jogo da final do Campeonato Paulista Sub-20, entre São Paulo e Capivariano: vitória tricolor por 4 a 0.

O São Paulo pretendia apresentar Rogério Ceni na última terça-feira, mas adiou diante do acidente que vitimou a delegação da Chapecoense na Colômbia, com 71 mortos. Ceni deve ser apresentado na quinta ou sexta-feira da semana que vem, possivelmente com o anúncio da contratação de Michael Beale.

O profissional inglês tem nove livros publicados sobre técnicas de trabalho no futebol e possui licença da UEFA. Na passagem pelo Brasil, ele aproveitou para se solidarizar com as vítimas do acidente da Chapecoense. Em uma rede social, replicou mensagens de apoio e homenagens ao clube catarinense.

Ceni ainda espera contar com um preparador de goleiros, cujo preferido é Taffarel, e provavelmente um preparador físico para trabalhar no São Paulo. Pintado, auxiliar da comissão técnica fixa, no entanto, permanece.