Topo

São José recebe últimas etapas do Circuito Brasileiro com estreia de novas duplas

05/12/2016 13h54

A cidade de São José (SC) será palco dos dois últimos torneios de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) em 2016. Após a realização do Circuito Sub-23 neste final de semana, o município catarinense será palco da Circuito Banco do Brasil Nacional, de terça-feira a quinta-feira, e do Circuito Brasileiro Open, principal campeonato da modalidade no pais, de sexta-feira a domingo.

Os dois torneios acontecem com entrada franca à torcida na arena montada na Avenida Beira Mar, próxima a Fundação Municipal de Esporte e Lazer de São José. No Open, serão seis medalhistas olímpicos, além de dez atletas com participação em Jogos Olímpicos. E o destaque fica por conta de duas novas formações entre as mulheres: Juliana (CE) passará a jogar ao lado de Rebecca (CE), enquanto Taiana (CE), sua ex-parceira, atuará junto de Elize Maia (ES).

As duas novas duplas inclusive se enfrentaram na final da etapa passada, em Curitiba (PR). Juliana, medalhista olímpica de bronze em Londres, e Taiana (CE), na última participação juntas, venceram Elize Maia e Rebecca na partida valendo a medalha de ouro. Agora, os times estarão em lados opostos da rede com suas novas formações.

O Circuito Brasileiro Open é composto por 16 equipes no torneio masculino e outras 16 no torneio feminino. Os times são divididos em quatro grupos de quatro duplas na disputa da primeira fase, na sexta-feira. No dia seguinte ocorrem jogos válidos pela repescagem, quartas de final e semifinais. As disputas da medalha de bronze e das finais dos dois naipes ocorrem no domingo, com partidas apenas na parte da manhã.

Os primeiros colocados de cada grupo avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem).

Já o Circuito Banco do Brasil Nacional, que começa nesta terça-feira, é uma divisão de acesso ao Open. As duplas com bom desempenho em uma etapa do Nacional somam pontos e vão ganhando posições no ranking. O campeão do Nacional soma mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240).

O Nacional é composto por 12 duplas em cada naipe. As seis melhores do ranking - que não conseguiram vaga entre as 16 melhores do Open - e dois times convidados (wild card) entram direto na fase de grupos, que começa na quarta-feira. Um dia antes, na terça, ocorre o qualificatório, onde até 32 times (limite) em cada naipe disputam as últimas quatro vagas no torneio, em jogos eliminatórios diretos.

A temporada do Circuito Brasileiro Open começou em setembro e São José (MG) será a quinta parada dos nove eventos programados, que continuam no primeiro semestre de 2017. No torneio feminino, Larissa e Talita (PA/AL), que venceram em Campo Grande (MS), Brasília (DF) e Uberlândia (MG), mas não estarão em São José (SC), lideram com 1.480 pontos.

No masculino, Álvaro Filho e Saymon (PB/MS), que venceram em Brasília e Curitiba, além de terem conquistado dois vices, lideram o ranking geral da temporada com 1.520 pontos.