Topo

Sem verde, Corinthians define homenagens à Chape. Por veto do presidente

Jogadores do Corinthians se reúnem em treino para homenagear atletas da Chapecoense no último dia 30 - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Jogadores do Corinthians se reúnem em treino para homenagear atletas da Chapecoense no último dia 30 Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

06/12/2016 18h34

O Corinthians definiu que fará quatro diferentes homenagens às vítimas do acidente com o avião da Chapecoense neste domingo, em partida contra o Cruzeiro, no Mineirão. Usar uniforme de cor verde, porém, não será uma delas por conta de um veto do presidente Roberto de Andrade. A possibilidade de usar verde foi cogitada internamente.

O tema despertou polêmica por conta da rivalidade com o Palmeiras, que tem as mesmas cores que a Chape. No clube, o verde é proibido até mesmo em chuteiras, luvas e outros acessórios dos atletas.

"Não vamos ferir as tradições do clube. Queremos ser solidários e homenagear a Chapecoense sem criar uma celeuma interna. Recebemos diversas mensagens sobre isso, favoráveis e contrárias, mas não nos ativemos a isso. O mais importante é que pretendemos fazer ações que gerem benefício direto a eles e da forma como o a diretoria do clube catarinense achar melhor", disse o superintendente de marketing corintiano, Gustavo Herbetta.

O estatuto corintiano não proíbe a utilização de qualquer cor. Contudo, há restrição quanto a utilização do escudo de uma outra equipe na camisa. Também foi discutido entre os clubes da Série A a utilização nesta rodada dos uniformes de mandante e visitante da Chape, mas a ideia não foi adiante.

Uma das ações a serem realizadas no domingo é a substituição do logotipo da Caixa, patrocinadora master do Corinthians, por algum "anúncio" da Chapecoense. A tendência é que seja exibido no espaço uma propaganda do programa de sócios do clube catarinense.

"Esperamos gerar receita desta forma e, assim, colaborar diretamente para a reconstrução do clube. Temos outras formas de ajudar, como emprestar jogadores. Mas qualquer coisa só será realizada com o aval deles. Se não quiserem, não faremos", disse Herbetta.

As outras três medidas que serão adotadas pelo Corinthians no domingo serão:

  • Protocolo especial da CBF, com minuto de silêncio com jogadores no círculo central, bandeiras da Colômbia, do Brasil e do clube catarinense no campo, entre outras.
  • Mensagem na camisa, em acordo articulado com os outros 17 times que participarão da rodada. Devem ser exibidos trechos do hino da Chape.
  • Homenagem aos profissionais de imprensa vitimados na tragédia (detalhes ainda serão definidos).