Topo

Ídolo peruano, Cubillas diz que Cueva é o 'verdadeiro camisa dez' da seleção

06/12/2016 06h30

O meia Cueva ganhou elogios de peso na última segunda-feira. Considerado o maior jogador da história do futebol peruano, Teófilo Cubillas enalteceu o armador do São Paulo, dizendo que ele é o "verdadeiro camisa dez" da seleção do Peru, comandada pelo ex-palmeirense Ricardo Gareca.

- Esse rapaz, Cuevita, está demonstrando cada vez mais esse desejo e vontade que tem de se sobressair - disse Cubillas, considerado pelo próprio Pelé como seu precursor, em entrevista ao site da Conmebol.

Aos 25 anos, o meia é o maestro do selecionado nacional, peça insubstituível do esquema de Gareca e o responsável pelas cobranças de pênalti da equipe. Atualmente, o Peru ocupa o oitavo lugar nas Eliminatórias da Copa, com 14 pontos conquistados em 12 rodadas.

Farfán também ganhou elogios de Cubillas. Para o ídolo, o jogador - ex-PSV e Schalke 04, que atualmente está sem clube e ficou fora das últimas listas de convocação do treinador - merece chances na seleção "enquanto estiver vinculado ao futebol", e que basta a ele treinar e se preparar.

De acordo com Cubillas, o mérito da boa fase da seleção peruana e de Cueva e também é mérito do treinador argentino, que deu oportunidade aos "novos e jovens valores" que hoje defendem a equipe.

- Isso demonstra que a Seleção é de todos - disse o ídolo peruano, que também defende que o treinador cumpra seu contrato com o Peru até o fim.

O bom desempenho de Cueva no São Paulo prova que as boas atuações do jogador não são exclusivamente mérito do esquema montado por Gareca. O jogador, contratado pelo Tricolor no meio do ano, junto ao Toluca, e com contrato válido por quatro anos, logo se tornou titular absoluto da equipe.

Ao contrário de peças como Kelvin, Michel Bastos e Carlinhos, o jogador estará presente na última rodada do Brasileiro, contra o Santa Cruz. Contudo, devido ao adiamento da última rodada em virtude do acidente com a Chapecoense na Colômbia, o jogador terá programação especial nesta semana - que já deveria ser de férias do elenco.

O armador tinha compromissos no Peru com seu pai e, para poder passar terça e quarta-feira sem treinar, fez trabalhos extras durante a folga dos demais na semana passada. A tendência é que Cueva se reapresente na quinta-feira. Garantido na Sul-Americana depois que a Chape foi clamada campeã desta edição do torneio pelo Atlético Nacional (COL), o São Paulo ocupa o 11º lugar na tabela do Brasileiro, com 49 pontos conquistados.