Topo

'Mais festa, nenhuma violência': torcidas fazem pacto pela paz em SP

Nelson Antoine/Folhapress
Imagem: Nelson Antoine/Folhapress

06/12/2016 21h18

As principais torcidas organizadas dos quatro grandes clubes de São Paulo firmaram um pacto, na Polícia Civil, em que prometem mudar de conduta em nome da paz e do fim da violência no futebol paulista. Elisabete Sato, diretora do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa), foi procurada por líderes das uniformizadas. O lema é "mais festa, nenhuma violência".

"Fomos procurados por quatro presidentes de grandes torcidas, do Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos. Eles estão propondo um pacto de paz. Esse pacto tem um slogan que me apresentaram: mais festa, nenhuma violência. Iniciamos as tratativas para que possamos, a partir do Campeonato Paulista, tentarmos atender a isso. Eles estão conversando há cerca de três meses sobre o assunto. Ocorreu a fatalidade com a Chapecoense, o que motivou a todos nós", afirmou Sato, em entrevista à TV Bandeirantes.

No último domingo, as torcidas organizadas dos quatro clubes fizeram um ato de homenagem à Chapecoense em frente ao Pacaembu, em São Paulo. O tom do encontro foi também promover a paz no futebol.

"Vamos levar o compromisso deles à Secretaria de Segurança, para saber se vamos conquistar a possibilidade das famílias irem aos estádios com filhos pequenos e esposas. Vou dar um crédito a eles, foram muito sinceros e eu busquei contrapartidas. É um pontapé para que isso, no ano que vem, seja possível de acontecer", disse Sato.

As torcidas pensam em fazer campanhas preventivas para mudar a maneira de pensar de seus sócios, mudando condutas. Por causa da violência no Paulistão deste ano, os clássicos em São Paulo tiveram torcida única até o fim da temporada. Não há ainda uma confirmação se a medida tomada pelas autoridades será mantida em 2017. Um homem foi morto em abril em uma estação de trem antes do clássico entre Palmeiras e Corinthians.

Quer receber notícias de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.