Topo

Luccas Lima/Guto e Flávia/Thais vencem a etapa de São José

08/12/2016 19h27

A última etapa de 2016 do Circuito Banco do Brasil Nacional terminou nesta quinta-feira com duas duplas campeãs de forma inédita. Luccas Lima/Guto (SP) e Flávia/Thais (RJ) subiram ao lugar mais alto do pódio em São José (SC), na arena montada na Avenida Beira-Mar. Resultado que empolga também a torcida, já que, a partir desta sexta sexta-feira, começa no mesmo local o Circuito Brasileiro Open, divisão de elite da modalidade.

Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, as duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições. Os 16 melhores disputam o Open, enquanto os demais atletas encaram o Nacional.

Luccas Lima e Guto (SP) já haviam subido ao pódio na terceira etapa de 2016, em Uberlândia (MG), quando ficaram com o bronze. Agora o resultado foi ainda melhor. Ouro ao vencerem Moisés e Gilmário (BA/PB) por 2 sets a 0 (21/18, 21/16), em 39 minutos de jogo. Luccas comemorou a vitória e a evolução da parceria com Guto.

- Estou muito feliz porque no final de 2015 eu optei por voltar para São Paulo, dando início a um centro de treinamento, que era algo que não existia. Começamos do zero, construindo pouco a pouco, e essa parceria a partir de agosto com o Guto agregou muita coisa, trouxe evolução. Esse resultado veio para coroar todo trabalho duro que estamos apresentando - disse Luccas.

Na disputa da medalha de bronze, Marcus e Jeremy (RJ) superaram Jefferson e Lipe (CE) de virada, por 2 sets a 1 (17/21, 21/14, 21/13), em 48 minutos de partida, subindo ao pódio pela segunda etapa seguida. Em Maringá (PR) eles haviam ficado com a prata.

No naipe feminino, destaque para Flávia e Thais (RJ), que superaram Rafaela e Érica Freitas (PA/MG) na grande decisão por 2 sets a 0 (21/16, 21/14), em 50 minutos de duração. O time é recente e chega ao título já na segunda etapa juntas. Após um período difícil por conta de uma lesão no joelho, Thais comemorou a conquista.

- Foi um ano muito difícil e poder encerrar com um título, vislumbrar coisas positivas, é muito gratificante. Tive um estiramento no ligamento e uma fissura no osso da tíbia. Fiquei seis meses sem jogar. Quando retornei, estava com a confiança em baixa. Tive que fazer um trabalho psicológico para reverter isso. É um título gratificante, que divido com minha parceira e nossa comissão técnica.

A medalha de bronze também contou com uma história de superação. Haissa e Rosimeire, que partiram do qualificatório, na terça-feira, superaram Bruna e Mayana (PB/TO) para levar o terceiro lugar. O esforço causou até cãibras em Haissa após o jogo final. Vitória por 2 sets a 0 (21/18, 21/17), em 48 minutos de duração.

O Circuito Banco do Brasil Nacional passará por mais quatro cidades em 2017. As cinco etapas realizadas até o final deste ano passaram por Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Maringá (PR) e agora São José (SC). Os times vencedores de uma etapa do Nacional recebem prêmio de R$ 7.250,00.