Topo

Presidente do Santos arrisca: "Seremos campeões da Libertadores"

Divulgação/Santos FC
Imagem: Divulgação/Santos FC

31/12/2016 09h30

Fã de metáforas e frases de efeito, Modesto Roma Júnior assumiu a presidência do Santos no início de 2015 após a gestão de Odílio Rodrigues. Com contas comprometidas ao assumir o clube, o dirigente teve como meta reequilibrar as finanças nos dois primeiros anos de gestão para colher os frutos em 2017.

A este mesmo LANCE!, no início do ano, Modesto afirmou que a próxima temporada seria o "ano de comer o filé". Classificado agora à Libertadores após o vice-campeonato Brasileiro e com dinheiro em caixa para ser utilizado em reforços "cascudos" como o clube deseja, o presidente vê o filé "entrando no forno".

"Está entrando no forno. Vamos comer ao ponto. E realmente 2017 é um ano que vamos buscar títulos importantes. Em 2015 fomos vice-campeões da Copa do Brasil e campeões paulistas. Em 2016 fomos vice-campeões brasileiros e campeões paulistas. Agora em 2017 vamos ser campeões da Libertadores da América e tentar o Mundial também", disse Modesto Roma Júnior, em entrevista ao LANCE!.

Caso a profecia do dirigente se concretize e o Peixe conquiste o título continental pela quarta vez em sua história, a missão em busca da reeleição seria facilitada. O pleito, marcado para o final de 2017, pode ter interferência direta do desempenho do clube dentro de campo.

Mesmo confirmando o desejo de comandar o Santos por mais um triênio, Modesto Roma Júnior já pensa na organização do clube para o seu sucessor.

"O que me motiva é a necessidade de entregar o Santos redondo para o meu sucessor. Com o time estruturado, finanças estruturadas, com a economia do clube tranquilizada", disse.

Resta agora ao santista torcer para que seu presidente seja mesmo profeta.

Confira um bate-bola exclusivo com o presidente do Santos:

Concorda quando dizem que o marketing é seu calcanhar de Aquiles?
É o calcanhar de Aquiles, precisa melhorar, mas marketing não é só patrocínio master, até porque isso nós temos. Patrocínio é visão de negócios que vende, marketing é muito mais. É o desenvolvimento da marca Santos, divulgação da marca, e isso está crescendo, melhorando. Está bom? Não, ainda não está bom. O Santos viveu de 2011 a 2013 a desmontagem da marca Santos para crescer a marca paralela, que era a marca Neymar. Quando o Neymar saiu, a marca Santos estava esvaziada. Foi um erro de estratégia que hoje se tem que corrigir. Estamos trabalhando para corrigir.

O Santos ainda discute a construção de um novo estádio?
O Santos precisa de um novo estádio. É certo isso. E para ter novo estádio precisa ter um lugar que seja economicamente viável, um lugar que seja próximo à Vila Belmiro e que tenha viabilidade para ser uma arena multiuso. Não dá para se pensar em campo de futebol. Quem pensa em campo de futebol, faz uma arena para 12 mil lugares. A nossa era de 27, mas nós cedemos e ficou 30 mil. Não mudou nada, foi feito um reestudo arquitetônico.

E é viável de ser feito sem o terreno da Portuguesa Santista?
É perfeitamente possível sem a Portuguesa. Não há problemas quanto a isso. O Santos não precisa de parceiro comercial, sim de investidores. Está encaminhado, tivemos uma reunião recente sobre isso e está bem encaminhado. Estamos começando a negociação com o patrimônio da União. Pode começar a ser construído assim que o Conselho aprovar o projeto em si, que deve ser até o fim do ano que vem.

Como está o orçamento do clube para 2017?
Olha, a folha salarial hoje do Santos tem R$ 4 milhões. Eu não posso só falar de futebol, tenho que falar do clube como um todo. Se você pensar na parte administrativa, temos meta de reduzir 10% da folha em 2017. Administração do clube tem que ser feita de forma que ela caiba dentro do orçamento. É lógico que aqueles que são contra começam querendo minar o orçamento. A nossa obrigação é cumprir o orçamento aprovado pelo Conselho. Para o ano que vem, em função da Libertadores, temos previsão de R$ 5 milhões para o futebol. Mas isso é considerando a CLT, encargos e benefícios sociais. Não é a folha limpa, é a folha mais impostos, 13º e férias.

O Santos pode fazer alguma loucura para trazer Gabigol ou Robinho?
Não tem loucuras. Só se contrata com o orçamento sendo respeitado. Não dá para fazer mais loucuras no futebol, você tem um retorno maior. É muito mais fácil você ter um retorno com Libertadores, que permite com muito mais facilidade você investir no resto.

Quer receber notícias do Santos de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.