Topo

Há sete meses sem jogar, Ederson ainda é uma incógnita no Flamengo

Gilvan de Souza/ Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

17/02/2017 06h00

Quando ele volta? Só o Flamengo sabe. Sem jogar desde 3 de julho do ano passado, quando sofreu uma entrada violenta de Fagner, num duelo contra o Corinthians, pelo Brasileiro, o meia Ederson ainda não tem previsão de retorno às partidas. O jogador de 31 anos tem contrato com o Rubro-Negro até o fim desta temporada e ainda é uma incógnita no clube. Ele chegou à Gávea em julho de 2015, mas vem sofrendo com problemas de lesões desde então. Por isso, tem apenas 32 jogos pela equipe e quatro gols.

Contratado para ser o camisa 10 do Flamengo, Ederson ainda está longe de ser o jogador que se esperava. Ele chegou a ter alguns bons momentos no Rubro-Negro, mas não conseguiu dar sequência por causa das lesões que sofreu.

Ederson foi inscrito no Campeonato Carioca e há esperança que ele possa, finalmente, voltar ao time ainda nesta competição. O atleta já foi visto correndo no gramado do Ninho do Urubu e, há algumas semanas, vinha fazendo reforço muscular e trabalhos de condicionamento físico.

O meia foi contratado sem custos pelo Flamengo e não chega a ter um salário astronômico para os padrões dos grandes clubes do futebol brasileiro. Estima-se que ele receba cerca de R$ 200 mil. Porém, de qualquer maneira, é uma quantia considerável sendo investida num jogador.

O Flamengo admite que o retorno do meia depende do próprio jogador.

"Ederson sofreu uma lesão atípica (edema ósseo), que não tem um tempo específico de cura. Prefiro não dar um prognóstico. Temos que esperar para ver como ele vai reagir. Assim como no caso do Conca, estamos fazendo o máximo possível, mas isso foge um pouco da gente, depende mais do organismo dele do que da parte médica. O caso dele está sendo um pouco mais longo, realmente", disse o chefe do departamento médico do clube, Márcio Tannure.

O jogador também preocupa o Flamengo no aspecto psicológico. Recentemente, o coordenador de psicologia do clube, Fernando Gonçalves, falou sobre a situação do meia, ansioso pelo retorno aos jogos.

"Ederson passa por esse sofrimento, algo de quem quer demais a recuperação. Mas em função do edema ele não consegue avançar. Falamos com o Márcio (Tannure) nesse processo. Ele (Ederson) é muito perfeccionista, gosta de ter muitas certezas, flexibiliza o processo para a recuperação ser a mais saudável possível, para que a cabeça ajude. É difícil, ele quer muito ajudar. Tivemos a fatalidade do jogo contra o Corinthians, que é um fator externo, que comprometeu. Ele acaba usando tudo de forma inteligente para que esse processo seja da maneira mais saudável e que a cabeça jogue a favor nessa recuperação", disse o psicólogo.

Ederson chegou a despertar o interesse de Coritiba e Atlético-PR no início desta temporada, mas não houve avanço nas negociações.

O Flamengo vai divulgar um boletim sobre o estado de Ederson e Conca nesta sexta-feira. Fica a expectativa para saber se o camisa 10 poderá, finalmente, voltar a atuar.

RELEMBRE OS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR EDERSON:

Estiramento na coxa esquerda - Ederson sofreu um estiramento leve no músculo adutor da coxa esquerda num jogo contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro de 2015, em agosto daquele ano.

Contusão virou problema ainda maior - Novamente contra o Vasco, porém pela Copa do Brasil, em setembro, Ederson recebeu uma pancada e deixou o jogo. Num primeiro momento, o Flamengo divulgou que ele sofreu uma contusão no joelho direito. No entanto, dias depois, o clube informou que o camisa 10 sofreu, na verdade, uma lesão no ligamento colateral lateral.

Preparação especial e otimismo que não se confirmou - Ederson fez um longa preparação na pré-temporada para brilhar em 2016. O clube estava muito otimista com o atleta, mas isso não se confirmou. Cauteloso, o Flamengo só colocou o camisa 10 em campo já em março. Ederson chegou a fazer alguns bons jogos e foi decisivo contra o Internacional, no primeiro turno do Brasileiro, fazendo o gol da vitória por 1 a 0.

Edema após entrada muito violenta - Ederson fazia um jogo contra o Corinthians, pelo primeiro turno do Brasileiro do ano passado, no dia 3 de julho, quando foi vítima de uma entrada muito violenta do lateral Fagner. Naquele lance, o meia do Flamengo sofreu um edema ósseo no joelho esquerdo. Ele foi submetido a uma cirurgia em setembro e, desde então, segue se recuperando, sem previsão de retorno aos jogos.