Topo

Danilo está perto de retornar no Corinthians após quase um ano afastado

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

18/07/2017 06h50

Para quem não esperava o Corinthians com caras novas neste segundo semestre, o técnico Fábio Carille e o preparador físico Walmir Cruz têm uma novidade: após quase um ano sem atuar, o experiente meia Danilo estará à disposição para disputar o Campeonato Brasileiro ou a Copa Sul-Americana em menos de um mês. O clube entende que o meia de 38 anos terá condições de ser relacionado perto do fim de julho e será opção no meio ou no ataque, como centroavante - posição em que tem treinado no CT Joaquim Grava.

Danilo entrou em campo pela última vez em 31 de julho de 2016, em partida contra o Internacional. Um mês depois, ele sofreu uma grave lesão na perna direita, superou o risco de amputação do membro e trabalhou pesado para voltar ao campo. Depois de superar também uma lesão muscular decorrida das fraturas, o jogador atuou em 17 minutos de um jogo-treino e se mostra cada vez mais confortável nos trabalhos em campo. O Corinthians trata o retorno do meia como um "jogo de xadrez" e um objetivo cada vez mais próximo.

"Você precisa saber mexer as peças para não tomar um xeque-mate logo de cara", explica, ao Lance!, o preparador físico Walmir Cruz, antes de completar.

"Os cuidados que precisamos tomar são na parte muscular, porque o atleta que fica muito tempo inativo tem que se readaptar às ações e intensidade de treino. Nossa intenção é colocá-lo aos poucos para ir se adaptando, melhorando condição física, sua força, e desenvolvendo naturalmente. Nós fazemos um estímulo e quando percebemos que está num estágio avançado retiramos a carga, até o dia em em que percebermos que ele já se recupera 100% de um esforço de um dia para o outro", disse.

Depois de alternar trabalhos em campo e na academia, Danilo já trabalha somente no gramado desde a semana passada, e ganha cada vez mais elogios da comissão técnica - além da disposição, o meia evolui na parte técnica e se destaca em algumas atividades. De trabalhos em espaço reduzido, ele já está passando para o campo inteiro, em que há necessidade de mais movimentos espaciais e corporais, e não mostra restrição.

O técnico Fábio Carille disse à Rádio Jovem Pan que pensa em relacionar Danilo para jogos dentro do prazo de 20 dias, o que aconteceria na partida contra o Sport, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. Dependendo do nível de rendimento que Danilo mantiver ao longo da temporada, ele tem chances de renovar o contrato com o clube, segundo disse o gerente de futebol Alessandro Nunes em entrevista ao Lance!.