Topo

R. Augusto sobre torcida por ex-times: "sou Fla no Rio e Corinthians em SP"

Pedro Martins/ MoWa Press
Imagem: Pedro Martins/ MoWa Press

10/08/2017 07h40

Titular absoluto da Seleção Brasileira, Renato Augusto já teve a oportunidade de representar outras duas "nações": a do Flamengo e a do Corinthians. O meia de 29 anos, que hoje defende as cores do Beijing Guoan, da China, não esquece a importância que os clubes das maiores torcidas do Brasil tiveram na pavimentação de sua vitoriosa carreira.

Em conversa ao LANCE!, Renato Augusto deixou o lado passional aflorar ao citar as equipes. Por falar em lado, o craque não optou por um ao ser questionado sobre uma maior identificação em relação aos clubes. E, após discorrer sobre as marcantes passagens, brincou a fim de evitar "caô" ou "treta" - dependendo de onde se fala quanto aos estados vizinhos.

"São clubes muito especiais na minha vida, tenho carinho e amor muito grande. Vieram de forma e em momentos diferentes na minha vida. No Flamengo foi quando eu saí da arquibancada para o campo, quando eu apareci para o futebol, e eu sou muito grato por tudo que vivi ali. No Corinthians foi onde eu atingi o ápice na carreira e o clube que apostou em mim quando eu estava voltando da Europa. Vivi um momento especial", disse, completando: "Costumo sempre brincar que quando estou no Rio torço para o Flamengo, e quando estou em São Paulo, torço para o Corinthians".

Foram atuações memoráveis e títulos relevantes - dois Cariocas (2007 e 2008) e uma Copa do Brasil (2006), pelo Flamengo, e um Brasileiro (2015), uma Recopa Sul-Americana (2013) e um Paulista (2013), pelo Corinthians - que o credenciaram ao status que possui atualmente. No Beijing, onde está há um ano e meio, ainda não levantou um caneco, contudo segue confiante em uma conquista e entusiasmado com o progresso do futebol chinês.

"Estamos no caminho certo (atrás de títulos no Beijing Guoan). Para mim, particularmente, está sendo bem produtivo... Estou aprendendo bastante dentro e fora de campo, visando evoluir. O futebol chinês vem crescendo também, principalmente com os jogadores renomados que chegam e dão muita qualidade, além dos treinadores de peso, que também agregam a Liga", comentou Augusto, que vê sua equipe ocupar a sétima posição no nacional.

No ínterim entre Flamengo e Corinthians, Renato Augusto teve uma passagem de destaque no Bayer Leverkusen. Na Alemanha, jogou durante cinco anos (2008 a 2013), porém não deu volta olímpica. Por falar em olímpica, o meio-campista, ao lado de Neymar e Luan, especialmente, liderou a Seleção Brasileira ao inédito ouro em Jogos Olímpicos, na Rio-2016, em pleno Maracanã - que fica muito próximo da moradia de sua infância.

CONFIRA MAIS TRECHOS DA ENTREVISTA COM RENATO AUGUSTO

RELAÇÃO COM TITE

Não tem muito contato fora de campo, já que é difícil pela distância. Mas ele procura estar sempre por dentro de tudo. Às vezes é o Fábio Mahseredjian (preparador físico da Seleção e ex-Corinthians) que liga ou o filho dele (do Tite, Matheus Bachi, membro da comissão técnica) que vem assistir aos jogos. O mais bacana é que o Tite procura estar sempre inteirado com o que vem acontecendo com todos.

COMPARAÇÃO COM ALEMANHA

(A Alemanha) Vem num projeto longo, é um time que hoje está super bem estruturado, com jovens talentosos. Fica até mais fácil para a molecada ser lançada, pois já há uma forma clara de atuar. Mas temos consciência que o último ano foi muito importante para que a gente pudesse voltar ao cenário mundial e ter novamente o respeito de todos. Estamos no caminho certo.

ELOGIOS A FÁBIO CARILLE

Carille tem um perfil muito parecido com o do Tite, em relação à forma de pensar o jogo e a visão do que ocorre lá dentro. É difícil eu falar muito pois eu peguei ele como auxiliar, e como técnico, tudo muda. Mas sempre vimos que ele tem uma ótima leitura de jogo, além de ser uma pessoa maravilhosa, que eu mantenho contato mesmo depois de ter saído do Corinthians. Fico feliz pela fase dele, e e eu posso dizer que torço muito daqui (da China).

LAZER NA CHINA

Normalmente fico bastante com minha esposa, assisto TV, seriado... Procuramos estar sempre juntos. Isso é um lado bom da China, pois fico sempre junto com a família. Até porque, aqui tem menos jogos.

CONQUISTAS NO MARACANÃ

Passa um filme na minha cabeça (quando recorda do início da carreira), principalmente porque eu sempre morei do lado do Maracanã, ali é um lugar especial pra mim. Eu lembro que passava de ônibus em frente quando eu ia escola, sempre sonhando em estar ali. Não só pude jogar, como conquistar títulos, tanto pelo Flamengo, quanto pela Seleção.