Topo

Giovanni assume papel de armador e se torna trunfo em fase decisiva

Fernando Soutello/AGIF
Imagem: Fernando Soutello/AGIF

31/03/2018 07h10

Aos 28 anos, Giovanni Augusto está em seu 11º clube na carreira. O meia chegou ao Vasco no início do ano após uma passagem apagada pelo Corinthians, com a chance de ser destaque na equipe de Zé Ricardo em um ano de Libertadores. Contra o Fluminense, retornou após quase um mês de lesão no joelho, e correspondeu. E marcou. E, o principal, foi o melhor do time.

Diante do Fluminense, pela semifinal do Campeonato Carioca, Giovanni teve a função de ser o armador em um sistema em que só ele centraliza no último terço do campo, sendo que pendeu para a direita em alguns lances. Logo atrás de Riascos, buscou organizar o time, enfiar bolas por dentro e, o mais importante e crucial, pisou na área - e foi assim que abriu o placar no Maracanã, após rebote da zaga tricolor.

"Em primeiro lugar, eu estou muito feliz por ter marcado o meu primeiro gol com essa camisa. Mais feliz ainda pela classificação, que era o mais importante e o nosso maior objetivo. Conseguimos resgatar a identidade que o time tinha no ano passado e o mais incrível de tudo foi ver a torcida do nosso lado", disse Augusto, que segue na busca de reencontrar o ótimo futebol de 2015 pelo Atlético-MG e que foi elogiado por Zé Ricardo:

"Giovanni tem uma qualidade técnica grande. Pode decidir uma partida, fiquei muito feliz com a atuação dele. Achei que não conseguiria o jogo todo, pois teve febre a noite (anterior) toda. Ainda tem muito a melhorar", falou Zé.

Para domingo, a tendência é que o jovem contestado Evander, que vinha sendo o titular, se recupere integralmente da lesão na coxa direita e esteja à disposição de Zé. No entanto, é difícil imagina que o treinador saque o camisa 26 para o jogo agendado para as 16h (de Brasília) no Nilton Santos. Em seguida, na quarta, o duelo contra o Cruzeiro, pela Libertadores. É o momento de Giovanni assumir o papel de protagonista e desabrochar de vez.

NÚMEROS DE GIOVANNI CONTRA O FLUMINENSE

Passes para finalizações - 2
Desarmes certos - 2
Faltas recebidas - 2
Finalização certa - 1
Finalização errada - 1
Interceptação - 1
Passes certos - 36
Passes errados - 6
Posse de bola (individual) - 10%
Virada de jogo - 1