Topo

Semana de Libertadores: o que está em jogo para os brasileiros no torneio

Corinthians recebe o Independiente; Flamengo encara o Emelec - AP Photo/Gustavo Garello
Corinthians recebe o Independiente; Flamengo encara o Emelec Imagem: AP Photo/Gustavo Garello

02/05/2018 07h50

Dois brasileiros já entraram em campo nesta semana pela Copa Libertadores: o Santos está classificado e o Grêmio ficou muito próximo das oitavas. Corinthians e Flamengo podem garantir suas classificações antecipadas. Vasco x Cruzeiro é o clássico nacional da rodada. O Palmeiras foi o primeiro a garantir seu lugar nas oitavas, com duas rodadas de antecipação, e joga na quinta. Confira abaixo a situação dos clubes do Brasil e os jogos que restam. Clique aqui para fazer uma simulação de resultados na reta final da fase de grupos.

Grêmio

Invicto no Grupo 1, o Tricolor atropelou o Cerro Porteño (PAR) na última terça, em Porto Alegre, com goleada por 5 a 0. A equipe ficou em situação confortável, na liderança da chave. O Grêmio chegou a oito pontos e ficou muito próximo da classificação, a duas rodadas do fim: Monagas (VEN), fora, e Defensor (URU), em casa, são os últimos compromissos na chave. Os paraguaios estão em segundo, com sete pontos, enquanto que os uruguaios têm quatro e os venezuelanos, apenas três.

Santos

O Peixe foi outro time a jogar na terça-feira e começou a partida contra o Nacional (URU), em Montevidéu, já classificado no Grupo 6 por conta do empate sem gols entre Real Garcilaso (PER) e Estudiantes (ARG). Mesmo com a derrota por 1 a 0, o Santos segue líder da chave com nove pontos. Uma vitória santista assegura a primeira colocação do grupo na rodada final, na qual o Peixe recebe o Garcilaso, dia 24 de maio, no Pacaembu. Estudiantes, cinco pontos, e Nacional, oito, duelam no mesmo dia, na Argentina.

Cruzeiro e Vasco

O Cruz-Maltino joga sua vida contra a Raposa, às 21h45 de quarta-feira, em São Januário, pelo Grupo 5. Mesmo sem vencer e só tendo marcado um gol em quatro jogos, o Vasco, com dois pontos, na lanterna, ficará vivo se vencer o Cruzeiro: igualaria a pontuação dos mineiros, em segundo lugar, com cinco, mesma pontuação da Universidad de Chile, em terceiro. O problema do Vasco é o saldo de gols (cinco negativos), muito inferior ao da Raposa (cinco positivos). O Racing (ARG), líder com oito pontos, recebe os chilenos. O Cruzeiro praticamente se classifica se vencer no Rio e os argentinos vencerem a La U. o A rodada final terá Cruzeiro x Racing e Universidad x Vasco, em 22 de maio.

Corinthians

Líder do Grupo 7 com sete pontos, o Timão garante a classificação com duas rodadas de antecipação se vencer o Independiente (ARG), nesta quarta, às 21h45, na Arena Corinthians. Mesmo um empate deixaria o Alvinegro em situação confortável, já que o terceiro colocado, com quatro jogos, é o Millonarios (COL), com quatro pontos. Os argentinos têm três. Deportivo Lara (VEN) é o vice-líder, com seis. Lara, fora, e Millonarios, em casa, são os últimos jogos do Timão.

Palmeiras

Único clube já classificado para as oitavas de final, o Verdão tem dois objetivos contra o Alianza Lima, praticamente eliminado, na quinta, às 21h30, em Lima. O Palmeiras, dono da melhor campanha geral da Libertadores, com dez pontos, precisa de mais dois para ficar com a liderança do Grupo 8. Júnior Barranquilla (COL), seis, e Boca Juniors (ARG), cinco, jogam na quarta, na Colômbia: o Boca estará eliminado se perder. O Alianza Lima tem apenas um ponto. O Verdão fecha a fase, em casa, contra os colombianos, no dia 16 de maio.