Topo

Concentração e foco no descanso: Avelar se adapta ao Corinthians

Danilo Avelar em ação pelo Corinthians em amistoso com o Cruzeiro - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Danilo Avelar em ação pelo Corinthians em amistoso com o Cruzeiro Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

09/07/2018 14h30

Depois de oito anos na Europa, atuando em equipes de Ucrânia, Alemanha, França e Itália, Danilo Avelar volta ao futebol brasileiro para defender o Corinthians. Já nos amistosos que o time realizou diante de Cruzeiro e Grêmio, o lateral-esquerdo sentiu os principais pontos de readaptação: menos tempo em casa e recuperação física como principal foco.

"Não tinha tanto costume de concentração. Na França, principalmente, com jogos em casa ou fora. A gente viajava e voltava no mesmo dia, com voo fretado. Eu tinha mais tranquilidade e tempo em casa. Aqui, em dois amistosos, fiquei mais em concentração do que no hotel em que estou hospedado até achar um apartamento", disse o jogador, que estava no Amiens, da França, à ESPN nesta segunda-feira.

Tanto tempo concentrado e, também, foco na condição física. Danilo Avelar, que quase marcou um golaço na vitória de virada por 2 a 1 sobre o Grêmio, no amistoso desse domingo, em Itaquera, afirma que o curto intervalo entre partidas no Brasil faz diferença.

"No geral, é a quantidade de jogos. Na Europa, os clubes de médio porte, que não disputam Champions League, jogam só no fim de semana, tem a semana inteira para descansar, recuperar, treinar e melhorar o que errou", contou Danilo Avelar, que, além de Amiens e Corinthians, jogou por Karpaty Lviv, da Ucrânia, Schalke 04, da Alemanha, e Cagliari e Torino, da Itália, desde que saiu do Rio Claro, em 2010.

"Aqui, não tem tempo. Joga no domingo, na quarta, no sábado, na terça-feira... Você tem que tomar muito cuidado com a sua recuperação e, diferentemente de lá, onde a gente se preocupava mais em se preparar e arrumar os erros, porque tinha mais tempo. Com o tempo que tenho aqui, preciso ter mais cuidado com a recuperação para o próximo jogo", disse.

Nesta quarta-feira, Danilo Avelar tem mais um compromisso pelo Corinthians. Às 20h, enfrenta o Cruzeiro, em Itaquera, em mais um amistoso antes do retorno do Campeonato Brasileiro - a equipe recebe o Botafogo, no dia 18, na volta à competição.