Topo

Levantamento: Palmeiras é o mais prejudicado por árbitros entre líderes

Jogadores do Palmeiras reclamam com árbitro no Pacaembu - Marcello Zambrana/AGIF
Jogadores do Palmeiras reclamam com árbitro no Pacaembu Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

26/10/2018 14h48

Um levantamento feito pela CBF nas 27 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro e a análise do que ocorreu nas três últimas apontam o Palmeiras, líder da competição, como o mais prejudicado por erros de arbitragem entre os três primeiros colocados do torneio. O Flamengo, em segundo lugar a quatro pontos do Verdão, e o Inter, em terceiro, a cinco da ponta da tabela.

Dentro dessa avaliação, o Palmeiras foi beneficiado somente uma vez, justamente diante do Inter, na segunda rodada, quando o clube gaúcho teve um gol mal anulado na vitória paulista por 1 a 0, no Pacaembu. O Verdão, por sua vez, foi prejudicado em cinco oportunidades - contudo, só em uma delas perdeu pontos, no 0 a 0 diante da Chapecoense (veja a lista abaixo).

Já o Flamengo foi beneficiado quatro vezes, sendo que em duas delas foram evitadas derrotas (contra Vitória e Vasco, no primeiro turno), e teve prejuízo duas vezes, curiosamente também no empate diante do Vitória na primeira rodada e na derrota por 2 a 0 para o Grêmio.

O Inter teve erros que o beneficiaram cinco vezes, nos triunfos sobre Santos e Vitória e nos empates diante de Atlético-PR e Corinthians. O Colorado acabou prejudicado pelos árbitros em três oportunidades, incluindo na derrota para o Palmeiras, na segunda rodada, e nas duas partidas contra o Santos.

Veja a lista de benefícios e prejuízos com erros de arbitragem nos três primeiros colocados deste Campeonato Brasileiro:

PALMEIRAS

Beneficiado:

1. Palmeiras 1x0 Internacional (2ª rodada) - Gol do Inter mal anulado por impedimento.

Prejudicado:

1. Palmeiras 0x0 Chapecoense (3ª rodada) - Gol do Palmeiras mal anulado por impedimento.

2. Palmeiras 1x0 Corinthians (24ª rodada) - Segundo a CBF, um erro duplo na mesma jogada. Jogador do Corinthians chuta seu adversário ao tentar jogar a bola dentro de sua área penal; na sequência, no limite da área penal, outro corintiano chuta seu adversário ao tentar jogar a bola. Em ambos os lances, árbitro nada marca.

3. Palmeiras 3x1 Cruzeiro (27ª rodada) - Jogador do Palmeiras coloca a mão na bola fora da área. Equivocadamente o árbitro marca um pênalti a favor do Cruzeiro.

4. São Paulo 2x0 Palmeiras (28ª rodada) - Goleiro do São Paulo pegou a bola com as mãos fora da área no início do jogo, em situação clara de gol, e não foi expulso.

5. Palmeiras 2x0 Grêmio (29ª rodada) - Em um mesmo lance, Gustavo Gómez e Luan foram agarrados dentro da área e o árbitro mandou o jogo seguir.

FLAMENGO

Beneficiado:

1. Vitória 2×2 Flamengo (1ª rodada) - Gol ilegal validado para o Flamengo.

2. Flamengo 1x1 Vasco da Gama (6ª rodada) - Impedimento na origem da jogada que resultou no gol do Flamengo.

3. Flamengo 2x0 Fluminense (10ª rodada) - Jogador do Flamengo não foi expulso em jogada violenta.

4. Flamengo 2x0 Paraná (11ª rodada) - Pênalti não marcado para o Paraná.

Prejudicado:

1. Vitória 2×2 Flamengo (1ª rodada) - Pênalti mal marcado para o Vitória.

2. Grêmio 2x0 Flamengo (17ª rodada) - Pênalti mal marcado para o Grêmio: bola na mão.

INTERNACIONAL

Beneficiado:

1. Santos 1x2 Internacional (11ª rodada) - Pênalti marcado incorretamente para o Internacional.

2. Atlético-PR 2x2 Internacional (13ª rodada) - Gol do Internacional validado incorretamente. Atacante tocou com o braço na bola.

3. Corinthians 1x1 Internacional (26ª rodada) - Em impedimento, Leandro Damião recebe a bola de seu companheiro após cobrança de falta e finaliza em gol. Árbitro e assistente validam gol.

4. Internacional 2x1 Vitória (27ª rodada) - Impedimento erroneamente marcado anulou um gol legal do Vitória.

5. Internacional 2x1 Vitória (27ª rodada) - Atleta do Vitória bate com a mão na bola fora de área e o juiz marca pênalti.

Prejudicado:

1. Palmeiras 1x0 Internacional (2ª rodada) - Gol do Inter mal anulado por impedimento.

2. Santos 1x2 Internacional (11ª rodada) - Pênalti marcado incorretamente para o Santos.

3. Internacional 2x2 Santos (30ª rodada) - Jogo ficou parado por seis minutos e o juiz anulou erroneamente o gol marcado pelo atacante Leandro Damião.