Topo

Rodrigo Caio, Nenê e garotos: quem pode subir com Jardine no SP

André Jardine está comandando o São Paulo desde a saída de Aguirre - Érico Leonan / saopaulofc.net
André Jardine está comandando o São Paulo desde a saída de Aguirre Imagem: Érico Leonan / saopaulofc.net

14/11/2018 12h11

Toda mudança de comando mexe com o elenco e acaba trazendo motivação para uma leva de jogadores que não vinham sendo aproveitados pelo técnico anterior. No São Paulo, o quadro tende a ser mantido e é provável que haja alteração na escalação já para o confronto da próxima quinta-feira contra o Grêmio, no Morumbi, pela 34ª rodada do Brasileirão. Mas quem pode ganhar sobrevida com a entrada de André Jardine no lugar de Diego Aguirre?

Leia também:

De cara, os nomes mais lembrados são do meia-atacante Nenê, camisa 10 do time, e do zagueiro Rodrigo Caio, integrante do grupo profissional do São Paulo desde 2011, sendo o jogador com mais tempo de casa. Os dois possuem estilo de jogo que agrada a Jardine e não será surpresa se retornarem ao time na reta final do Campeonato Brasileiro. O auxiliar dirigirá a equipe pelo menos até o fim da temporada. A dupla estava insatisfeita por não está sendo aproveitada com Aguirre e, principalmente Nenê, não fez nenhuma questão de esconder a irritação. Comentou-se sobre a possibilidade de eles terem liderado um motim contra o uruguaio, mas a diretoria minimizou o caso.

Jogadores oriundos das categorias de base também se animam com a chegada de Jardine, afinal o treinador os conhece melhor do que ninguém. Até o ano passado, ele era o comandante do time sub-20 que ganhou praticamente tudo que disputou. Nomes como Helinho, Shaylon e Anthony, que ainda não estreou pelo profissional, podem ser mais utilizados.

Confira abaixo um balanço de cada atleta que pode ter mais chance com Jardine daqui para frente e uma visão de encaixe no estilo de jogo do novo treinador:

Rodrigo Caio

Zagueiro só ganhou chance com Aguirre atuando como lateral direito, posição em que não se sente totalmente à vontade. No time de Jardine, pode se encaixar para melhorar a saída de bola, já que essa é uma de suas características. O técnico já avisou que pretende implantar seus conceitos de jogo mesmo nesta reta final e a posse de bola com boa saída faz parte desse pacote. Na avaliação interna, Rodrigo leva vantagem sobre seus concorrentes de zaga neste quesito.

Liziero

Já vinha sendo bem aproveitado por Aguirre, mas com Jardine tende a ganhar mais importância. Foi o treinador da base um dos grandes responsável pelo processo de transição do meio campista ao profissional. Jardine é muito entusiasta do futebol do jogador e o vê como importante na construção de um jogo mais técnico.

Nenê

Foi para o banco de reservas no fim da passagem de Aguirre e não gostou nada, externando irritação. Agora, tem a chance de recomeçar. Contratado para ser uma das lideranças técnicas do time, tem o talento buscado por Jardine e pode voltar a ter chance. Mas vai precisar render mais do que vinha rendendo.

Helinho

Jardine gosta de jogar bom pontas rápidos e vê no garoto potencial para ser titular e assumir essa posição, sobretudo porque o equatoriano Rojas só volta em 2019. O atacante é uma das principais promessas do clube para o futuro. Ele marcou um gol já pelo profissional, no empate por 1 a 1 contra o Flamengo no Morumbi, há duas rodadas.

Antony

O atacante de 18 anos tem situação semelhante à de Helinho, mas ainda não teve oportunidade de estrear no time de cima. Também promovido este ano, agrada muito a Jardine e deve estrear em breve. Ele recentemente renovou seu contrato até dezembro de 2023 com o Tricolor.

Shaylon

O meia-atacante andou sumido com Aguirre, sem ser aproveitado, mas foi peça-chave dos times de Jardine na base. O técnico tanto o considera como meia na armação como uma alternativa para o ataque, como falso 9. Também se encaixa naqueles jogadores que podem melhorar a qualidade técnica do time, na visão do novo comandante. Não seria surpresa se pintasse no jogo contra o Grêmio na quinta.