Topo

Corinthians: Com coaching, Sheik voltou mais calmo e preparou aposentadoria

Emerson Sheik é homenageado pelo Corinthians ao lado de Danilo - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Emerson Sheik é homenageado pelo Corinthians ao lado de Danilo Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

30/11/2018 12h17

Emerson Sheik surpreendeu em sua volta ao Corinthians no início desta temporada. Não só pelo que conseguiu demonstrar dentro de campo, mesmo tendo completado 40 anos em setembro. O que também chamou a atenção foi o jeito "mais calmo" do irreverente jogador, que acumulava polêmicas ao longo da carreira.

Leia mais:

Engana-se quem pensa que Sheik retornou mais contido apenas por causa da idade. O atacante teve o auxílio de uma empresa de coaching para ajudá-lo em sua reta final de carreira e também para prepará-lo para a aposentadoria. Ele fará sua despedida após o treino da manhã desta sexta-feira e analisa assumir algum cargo diretivo no Corinthians.

"Nós colaboramos para isso (acalmaria de Sheik), mas o trabalho de coaching depende muito do cliente também, e ele é muito comprometido e engajado", contou Amanda Ciaramicoli, uma das sócias da Performa Coaches.

Sheik conheceu a Performa Coaches no ano passado, quando defendia a Ponte Preta, que contratou o serviço da empresa para a reta final do Brasileirão - a Macaca acabou sendo rebaixada. Desde então, o jogador passou a fazer trabalhos individuais para alcançar metas pessoais a curto, médio e longo prazos.

"Todo trabalho de coaching é presente e futuro. O início do trabalho foi sempre pensando em como ele se imaginava daqui a alguns anos. No começo eram metas normais como atleta, de estar na idade dele e entregar um bom futebol, porque ele queria jogar bola e buscávamos esse foco no alto desempenho. E tem outras metas que mantemos em sigilo, mas é basicamente essas questões do dia a dia, de traçar os objetivos, de ser melhor, de ter uma mudança de comportamento. Ele queria realmente", explicou Camila Albuquerque, a outra sócia da empresa.

"O coaching de uma forma geral ajuda muito nessa parte de traçar metas a longo prazo. Desde que nós começamos o trabalho com o Emerson, já estava no radar isso (de aposentadoria), de como vai ser o pós (carreira)", completou Amanda.

O trabalho realizado com Sheik desde novembro do ano passado é feito em sessões uma vez por semana, de preferência - mas, por conta da rotina, podem acontecer em um intervalo de até 15 dias. Para atletas, as coaches calculam de 15 a 18 sessões para o objetivo ser atingido.

Sheik já passou pela primeira etapa, que era focada na performance dentro de campo, além da parte comportamental. Depois disso, a meta passou a ser o sucesso no pós-carreira de jogador. Essa nova fase começa nesta sexta, após sua última entrevista coletiva como atacante do Timão, e ele quer estar preparados para os desafios que virão pela frente.

"Iniciei o processo de coaching em novembro de 2017 para um objetivo específico. Na época alcancei o que queria, mas o fato é que quanto mais evoluímos, mais queremos evoluir. A nossa vida é cheia de mudanças, e por esse motivo decidi continuar com o processo. A Amanda e a Camila tem me ajudado bastante principalmente neste momento tão importante da minha carreira. Novos desafios estão chegando, e acho importante me preparar cada vez mais e continuar entregando meu melhor, além de evoluir como pessoa e como profissional. É um trabalho diferente, me ajuda a ver as coisas de uma outra forma, a compreender o que realmente é importante, a coerência dos acontecimentos com meus valores, a tomar decisões e usar minha inteligência emocional a meu favor", disse Sheik.