Topo

Campeonato Carioca 2019 começa com Seletiva entre seis clubes

22/12/2018 08h05

O Campeonato Carioca 2019 começa, neste sábado, com a disputa de uma Seletiva entre seis clubes para a disputa de duas vagas na fase principal do torneio. América, Americano, Goytacaz, Macaé, Nova Iguaçu e Resende vão brigar pelos lugares remanescentes. A primeira rodada será realizada às 16h, com duelos entre Nova Iguaçu e Goytacaz, Americano e América e Resende e Macaé.

Os quatro piores seguem para o Grupo X e disputam o "quadrangular da morte", que vai rebaixar dois times para o Carioca B1.

América e Americano conquistaram o direito de disputar a Seletiva por subirem do Carioca B1, disputado durante o segundo semestre. Já Goytacaz e Resende, sobreviveram ao Grupo X de 2018. Por fim, Macaé e Nova Iguaçu foram os lanternas da fase principal da última edição do Estadual. Os jogos serão disputados em um único turno.

PRIMEIRA RODADA

O confronto de destaque da rodada inaugural é o "Clássico Tio Sam", entre Americano e América, no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, conhecido como "Ferreirão", em Campos dos Goytacazes.

O Mecão é comandado por Luisinho Lemos, também conhecido como Tombo, ex-atacante de sucesso no futebol brasileiro nos anos 70 e 80, e maior artilheiro da história do clube. O técnico assumiu o time no fim do primeiro turno da Segunda Divisão, quando o America flertava com a zona de rebaixamento. Vindo de anos de trabalho no Oriente Médio, Luisinho arrumou o time, que se recuperou no returno, chegou à fase final e acabou como campeão, derrotando exatamente o Americano. Com o status de grande ídolo da torcida, ele busca o seu maior voo como técnico no Brasil.

Nova Iguaçu e Goytacaz se enfrentam no Jânio Moraes, o Laranjão. o meia Andrezinho, ex-Flamengo e Vasco, é um destaques do time da Baixada Fluminense. O veterano terá a companhia de outros jogadores já rodados no elenco como o goleiro Jefferson, o zagueiro Murilo Henrique e o volante e capitão Paulo Henrique. A diretoria laranja investiu forte e trouxe dez reforços, entre eles o zagueiro Rafael Caldeira, ex-Santos, e os atacantes Lucas Campos, do Botafogo, e Bruno Veiga, ex-Fluminense.

Pelo Goytacaz, o destaque estará no banco. Athirson, ex-Flamengo e Seleção Brasileira, está em sua primeira experiência como treinador. O ex-lateral é a aposta Alvianil para a temporada, assim como o principal jogador do time, o apoiador Gabriel Galhardo, irmão do vascaíno Thiago Galhardo.

Resende e Macaé jogam no Estádio do Trabalhador, em Resende. Do lado do time da casa, totalmente reformulado, a novidade está no gol. O goleiro Ranule (ex-Tupi) ganhou a disputa particular que fazia com os outros dois concorrente (Jefferson e Luiz Felipe). Outro destaque é o atacante Arthur Faria, muito elogiado pelo treinador Edson Souza nos jogos-treinos e amistosos.

O Macaé, treinado por Luiz Antonio Zaluar, vem de forte pré-temporada, com o time realizando sete amistosos. Os atacantes Matheus Babi e Gilcimar são apontados como os destaques da equipe.