Topo

Maurizio Sarri critica elenco do Chelsea: "Grupo difícil de motivar"

Para técnico italiano, Chelsea "não é um time conhecido pelo espírito brigador" - John Sibley/Reuters
Para técnico italiano, Chelsea "não é um time conhecido pelo espírito brigador" Imagem: John Sibley/Reuters

19/01/2019 22h52

O técnico Maurizio Sarri não poupou os jogadores do Chelsea de críticas após derrota por 2 a 0 para o Arsenal, neste sábado (19), no Emirates Stadium, pela 23ª rodada da Premier League. O comandante reclamou da postura dos atletas no dérbi londrino, que estariam apáticos e sem uma mentalidade forte. 

Antes de começar, no entanto, o treinador anunciou que falaria em italiano para que não errasse nenhum termo em inglês e acabasse mal interpretado pelos jornalistas e pelos próprios jogadores. 

"Eu estou extremamente zangado, muito bravo mesmo. Essa derrota aconteceu pela nossa mentalidade, acima de qualquer coisa. Nós jogamos contra um time que estava muito mais determinado mentalmente. E isso é uma coisa que eu não posso aceitar", disparou.

Prosseguiu o italiano: "Nós tivemos um problema similar no jogo contra o Tottenham, pela Premier League. Nós falamos muito sobre aquela derrota e nossa abordagem, eu falei com os jogadores, e pensei que tínhamos superado esse problema. Mas parece que ainda temos esse problema e ainda parece que falta motivação e não estamos mentalmente sólidos e determinados. Então, não estou feliz, realmente, não estou feliz". 

"Eu preferiria chegar aqui na sala de imprensa, no vestiário e falar com os jogadores e com vocês [jornalistas] sobre tática, porque perdemos hoje no sentido estratégico, mas o que me parece é que esse grupo de jogadores é extremamente difícil de motivar", encerrou. 

O técnico argumentou que, se há jogadores com medo de assumir responsabilidades ou erros, eles não deveriam estar jogando neste nível de futebol. "Acho que a melhor coisa que pode acontecer é que o jogador converse comigo abertamente sobre o que está acontecendo. Eu sou a pessoa responsável pelo time, obviamente. Isso significa que precisamos discutir esses pontos, e é importante que os jogadores tenham atitude, estou pedindo que eles tenham. Se não tiverem, não deveriam jogar neste nível." 

Apesar das críticas, Sarri se declarou como o homem capaz de fazer com que esse quadro se reverta. "Não somos um time conhecido por ter um espírito guerreiro. Mas precisamos nos tornar em um time que é capaz de se adaptar, que talvez possa sofrer por 10 ou 15 minutos durante um jogo e, depois, jogar nosso futebol. Hoje, não jogamos no nosso estilo." 

Na avaliação do italiano, as equipes fizeram um duelo equilibrado, mas faltou determinação ao Chelsea. Apesar das críticas aos jogadores pela atuação no clássico, o técnico não se isentou de culpa pelo tropeço fora de casa. "Do ponto de vista técnico, ambas as equipes estavam no mesmo nível, mas eles estiveram mais determinados, e a tática não entra nisso. Eu não posso dizer que não sou responsável em partes pela derrota. Temos que compartilhar isso."

O Arsenal contou com gols de Alexandre Lacazette e Laurent Koscielny, ainda no primeiro tempo, para vencer por 2 a 0. A vitória fez os Gunners retomarem a quinta colocação no Inglês, com 44 pontos, três abaixo do próprio Chelsea.