Topo

Após redenção no Palmeiras, Dudu diz que quer "sempre ajudar e participar"

Siga o UOL Esporte no

11/04/2019 16h00

Intensamente criticado depois da eliminação para o São Paulo, no domingo, na semifinal do Campeonato Paulista, Dudu foi o principal jogador do Palmeiras ontem (10), na vitória por 3 a 0 sobre o colombiano Junior Barranquilla, pela Libertadores. E afirmou que seu objetivo é sempre ajudar.

- Estou feliz por estar participando e ajudando o Palmeiras. Esse é o meu objetivo aqui: sempre ajudar e participar. Foi importante isso - disse o camisa 7, em rápida declaração à "TV Palmeiras".

- Foi bom, a gente precisava dessa vitória para ficar mais tranquilo e buscar a classificação. O grupo está de parabéns, o time jogou bem. Agora é trabalhar bem nesses dias para voltar ainda melhor contra o Melgar - completou.

Dudu foi contestado após a derrota nos pênaltis para o São Paulo, no Allianz Parque, principalmente por não ter assumido uma das cobranças. Contratados para esta temporada, Ricardo Goulart e Zé Rafael bateram e erraram.

Ontem, porém, o camisa 7 teve atuação digna de elogios. Foi o responsável por um belo chute que gerou o gol de Deyverson, no rebote, para abrir o placar. No segundo tempo, acertou uma bomba para ampliar e ajeitou de calcanhar para Hyoran fazer 3 a 0. O desempenho agradou Luiz Felipe Scolari.

- Se vocês notarem, nos quatro anos aqui, o Dudu sempre no segundo semestre cresce ainda mais. Os dados, as estatísticas mostram isso. Ele tem ainda para crescer. Mas não tenho nada para cobrar de diferente do Dudu pela entrega que ele faz nos treinos e nos jogos. É um jogador que a gente confia, todos nós confiamos - elogiou o técnico.

Mesmo que seu início de 2019 seja sem brilho, Dudu é quem mais jogou no Palmeiras no ano (18 vezes, junto de Bruno Henrique) e o líder em assistências, com quatro. Ele deu o passe de calcanhar para Hyoran fechar o placar contra o Junior Barranquilla; antes, já havia marcado em um belo chute de fora da área (seu terceiro gol no ano), e iniciou a jogada do primeiro gol, ao levar a falta e chutar antes do rebote para Deyverson.

Jogador do Palmeiras desde 2015, o camisa 7 foi decisivo nos três títulos nacionais do período - uma Copa do Brasil e dois Brasileiros. Além disso, é dono de todos os recordes do Allianz Parque: quem mais jogou (106), mais fez gols (28) e mais deu assistências (27).

Como a maioria do elenco, Dudu não concedeu entrevistas antes ou depois da partida. A medida foi adotada depois do ataque de torcedores ao ônibus que levava a delegação para o jogo dessa quarta-feira, no Allianz Parque.